Pr Orimar Carneiro

Pr Orimar Carneiro

Pastor no MiR PBS

MiR Parauapebas

Texto: Romanos 8.28

INTRODUÇÃO:

Nosso chamado divino nos dá propósito e paixão na vida.  A chamada redentora de Deus é um chamado à intimidade. Antes de o Senhor Jesus dizer “Ide por todo mundo”, Ele disse: “Vinde a mim”. O primeiro chamado é para o relacionamento, para estar com Ele. Nele as nossas necessidades são supridas. Devemos ter essa responsabilidade primária bem sedimentada dentro de nós e, assim sentiremos prazer no nosso chamado.

01 – CHAMADOS AO ARREPENDIMENTO E AO PROPÓSITO DIVINO – Mt 3.8-10

“Estamos nos acostumando com um Cristianismo que gravita ao redor de nós mesmos, quando a mensagem central do Cristianismo é, realmente, sobre o abandono de nós mesmos.” (David Platt). O consumismo espiritual dita as decisões que tomamos. Num mundo onde o homem é o centro de tudo, muitas vezes queremos ser deus de Deus. Diante de uma mensagem dura do pregador, no lugar de analisar as Escrituras e avaliar-se, é mais fácil mudar de igreja, que mudar de vida. Preferem ir numa igreja onde escutam o que querem ouvir, não o que Deus quer falar. Se um membro da igreja tem um conflito com o outro irmão, em vez de resolver o conflito, resolve mudar de célula, ou até mesmo de igreja. Isto é orgulho, soberba e resistência do chamado ao arrependimento. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. É a opção de orgulhar-se ou humilhar-se.  Sem arrependimento não há alinhamento de propósito. Quando você tem um propósito, tem sentido na vida.

02 – CHAMADOS PARA OS DONS E TALENTOS - 1Co 12.4-11

Vivemos numa era de consumismo, na qual os aspectos que a definem sãos nossos direitos, nossas escolhas e nossa conveniência. Estamos acostumados a sermos servidos em todos os sentidos. Tudo hoje gira em torno do prazer do homem. Com esse pensamento, a demanda absoluta, presente no ensino do Novo Testamento sobre o discipulado, é entendida como não realista. Quando olhamos para as Escrituras, vemos que o verdadeiro Cristianismo se resume em servir, ser servo assim como Cristo foi. Note que o Espírito Santo nos capacita com seus dons para servirmos ao próximo. Dos nove dons, oito são para servir, apenas o de línguas é para nós mesmos. Ainda por uma razão, para nos fortalecer no exercício dos demais dons. Quando Paulo falou que falava em línguas mais que todos, não foi para orgulhar-se, mas sim, expressar a necessidade de se fortalecer, a fim de poder exercer os outros oito dons que recebera do Espírito Santo. Quando o seu coração desejar os dons e os talentos de Deus, lembre-se, é Deus lhe chamando para servir. Você foi chamado para servir. Tudo para Ele (Rm 11.36).

03 – CHAMADOS PARA O DISCIPULADO – Mt 28.19-20

Precisamos tomar cuidado para não aplicarmos o discipulado apenas por conveniência no lugar do discipulado por convicção. O de conveniência é o discipulado feito para agradar o líder, ao pastor, ou talvez por meta ou alvo de um grupo. Já o chamado por convicção faz o discipulado convicto de que quem o chamou foi o próprio Espírito Santo. Isto irá respaldar no resultado. Quem revela a Palavra e convence o pecador, não é o homem, mas o Espírito Santo. É Ele quem nos fortalece e nos capacita. Sabemos que as coisas são mais fáceis de serem ditas do que feitas. Portanto, o verdadeiro discipulado é trabalhoso. Acontecerão durante o discipulado coisas que, severamente, desafiarão a nossa perseverança e dedicação. Todo cristão foi chamado para o discipulado, e está respaldado pelo Espírito Santo: “E eis que estou convosco todos os dias...”

CONCLUSÃO:

Nesta época de tanto materialismo, você está disposto a pagar o preço do verdadeiro discipulado? Um dia de discipulado pode ser a diferença entre a vida e a morte, a benção ou a maldição. Nunca perca as oportunidades do discipulado! Você foi chamado com um propósito eterno. Você foi chamado ao discipulado.

Marcado sob

Texto: João 3.12-18

INTRODUÇÃO:

A unção sempre foi perseguida pela oposição. Há uma luta espiritual constante contra todo projeto de Deus. Sabemos que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6.12 ARA). Se o discipulado é uma ordem de Jesus e Ele promete estar com todos aqueles que lhe obedecerem, qual o motivo de tanta resistência? A pergunta é: o discipulado é importante para o reino de Deus? Se a resposta for sim, então, por que não fazer o discipulado?

01 – SEM PROFUNDIDADE NÃO HÁ MATURIDADE – João 15.12.16

Sem discipulado há um crescimento sem profundidade, sem maturidade, e isso não traz resultado saudável no reino. Infelizmente, há muitas igrejas cheias de pessoas vazias, por falta de maturidade. Quando conseguimos trazer muitas pessoas novas para a igreja, o que conseguimos é, apenas, uma adição numérica. A vontade de Deus não é apenas de que aconteça uma adição numérica, mas uma multiplicação espiritual. Há uma oposição forte a essa unção. Precisamos discipular os novos a fim de que estes atinjam maturidade suficiente para também poderem discipular a outros. E o resultado será a multiplicação.

02 – O CORAÇÃO DO DISCIPULADO É UMA QUESTÃO DE VALORES – João 14.15

Podemos achar várias desculpas para não fazer o discipulado, tais como: falta de tempo, falta de conhecimento, não saber usar o material, entre outras. Porém, apesar destas desculpas terem o seu lado de verdade, elas são apenas a ponta do iceberg. A verdadeira raiz do problema é bem mais profunda. O discipulado vai exigir um esforço que irá revelar o nosso amor por Cristo e pelas almas. Naturalmente, iremos resistir, mas na prática, o discipulado nos dá vida. Há algo sobrenatural nisso. É uma questão de valores. Os princípios e valores do reino de Deus são inegociáveis, e é impossível aplicar os valores cristãos sem passar pela cruz. Ela exige renúncias dos desejos da carne. Quando damos o devido valor ao que é eterno, há um vigor renovado em nossos corações por ganhar almas, batizá-las e discipulá-las. Deus é fiel em todas as suas promessas, e, Ele irá recompensar a cada um segundo as suas obras.

03 – A FÉ E A CONVICÇÃO CAMINHAM DE MÃOS DADAS – Hb 11.1 Mt 16.27

Ter fé em Deus significa crer em tudo o que está na sua Palavra, incluindo as suas promessas. Quem tem fé não fica amarrado ao passado e nem refém das circunstâncias do presente, porém, renova-se, motiva-se, anima-se e jubila-se com a convicção do futuro. Calebe foi esse homem conforme a Bíblia relata em Josué 14.6-14. Porém, a falta de convicção produz ausência de intencionalidade. Há pelo menos cinco razões bíblicas que nos levam a considerar o discipulado algo importantíssimo: 1) Jesus em breve irá voltar; 2) Por voltar em breve, a tarefa mais urgente da igreja deve ser a evangelização; 3) O discipulado é uma chave multiplicadora do reino; 4) No coração do discipulado, acha-se o modelo básico do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, que iniciou o primeiro discipulado; 5) É uma ordem do próprio Senhor e Rei das nossas vidas.

CONCLUSÃO:

Sabemos que o discipulado é algo produtivo no reino de Deus e devido a isso não lhe faltará oposição espiritual. Porém, como fiéis discípulos de Cristo, temos em nossos corações o desejo ardente de agradar aquele que nos arregimentou. Essa convicção nos leva a investir no discipulado, gerando discípulos maduros, a fim de reproduzirem a outros.

Marcado sob

Texto: Mateus 28.18-20

INTRODUÇÃO:

A última ordem que Jesus deixou aos apóstolos, antes de ser elevado aos céus, foi: “Ide e fazei discípulos”. Portanto, fazer discípulo não é uma sugestão, nem uma opinião, nem uma opção, mas uma ordem direta daquele que tem toda a autoridade no céu e na terra. Assim sendo, precisamos entender que:

01 – PARA FAZER DISCÍPULO É PRECISO SER DISCÍPULO – Tg 4.4 Cl 1.13-14 1Jo 5.19

Onde vivemos determina a forma como nós vivemos. Ou vivemos no reino deste mundo, ou vivemos no Reino de Deus. Podemos colocar a nossa mente nas coisas do alto, ou nas coisas terrenas (Cl 3.1-2). No percurso desta vida, ou somos discipulados pelo mundo, ou pela Palavra de Deus. Esta escolha pessoal é que irá determinar os nossos atos. Se vivemos num reino, somos servos do rei daquele reino. Se vivemos no reino deste mundo, os nossos princípios e valores serão regidos pelo sistema do mundo; se vivemos no Reino de Deus, os nossos princípios e valores serão formatados pela Palavra de Deus. Para fazer discípulo para Jesus, precisamos primeiro, ser um discípulo de Jesus. Isto significa que devemos estar ligados ao Seu Corpo, que é a Igreja. Um discipulador precisa ser discipulado. O molde original sempre será o nosso Mestre Jesus Cristo.

02 – FAZER DISCÍPULO É ORDEM DE CRISTO, E MISSÃO DA IGREJA – Mt 16.18-19

Jesus ordenou, ide, ou seja, vão e façam discípulos. Para fazer é necessário ganhar, ir atrás. Ir é a condição, fazer é a missão. Quem é a igreja? A igreja somos nós. Temos a missão de fazer discípulos e para isso precisamos sair do comodismo e avançar na conquista das almas que estão perecendo sem Jesus. Apresentá-las o evangelho da paz, batizá-las e discipulá-las. Não se faz discipulado dentro das quatro paredes do templo, não se faz discipulado pelo canal do instragram, ou por qualquer outra mídia social. O discipulado bíblico se faz corpo a corpo, através do contato pessoal, do convívio, do exemplo de vida. Fazer discípulo é formar o caráter de Cristo no coração de uma pessoa. Lembrando, que os nossos discípulos, não são nossos. Assim como nós, eles também são do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

03 – O DISCÍPULO PRECISA SER SEMELHANTE AO SEU SENHOR – Jo 8.31 1Co 11.1

Fazer discípulo não é apenas passar conhecimento, mas ensinar a guardar, obedecer e praticar as coisas que Jesus ordenou. Ou seja, discipulado não é apenas informação, mas transformação. Ser discípulo significa estar sujeito à autoridade de Jesus. Jesus Cristo recebeu toda autoridade no céu e na terra, e ser discípulo é viver debaixo dessa autoridade. Discípulo é aquele que crê em tudo o que Cristo disse e faz tudo o que Cristo manda. Jesus disse: no reino de meu Pai só participa quem faz a vontade de meu Pai. (Mt 7.21). O grande objetivo do discipulado é formar alguém semelhante ao seu Senhor. Ser discípulo é procurar dia a dia ser mais parecido com Jesus. Assim sendo, também implica em fazer discípulos. Dessa forma o reino de Deus avança e as portas do inferno não podem deter a Igreja do Senhor.

CONCLUSÃO:

Fazer discípulo não é uma sugestão, ou opinião, mas uma ordem daquele que tem toda autoridade do universo. À vista disso, precisamos entender que para poder fazer discípulo, primeiro, eu preciso ser um discípulo. Fazer discípulo é uma ordem direta do Senhor e missão da Igreja, eu sou a Igreja e, logo, tenho essa missão. Ser discípulo de Jesus é ser semelhante a ele, assim sendo, seguindo o seu modelo, eu também preciso fazer discípulos para que a Sua amada Igreja continue avançando na conquista das almas, até o breve dia da Sua vinda. Portanto, “Ide e fazei discípulos.”

Marcado sob

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS