Itens filtrados por data: Março 2024

Segunda, 29 Abril 2024 15:04

UNÇÃO E GALARDÃO DO DISCIPULADOR

Texto: Mateus 28.18-20

INTRODUÇÃO:

Você já entregou a Jesus Cristo todas as chaves de sua vida? Carecemos do poder do Espírito Santo. Impossível viver uma vida semelhante a Cristo sem o poder do Espírito Santo. Apenas nossos esforços não são suficientes. Necessitamos da capacitação do Alto. Quanto mais profundo for o nosso relacionamento com Jesus, mais fácil será colocá-Lo em primeiro lugar e realizar a sua vontade. Seguir a Cristo implica em conhecer Jesus, amar e servir a Jesus, e, portanto, segui-Lo como Seu discípulo. Dessa forma, teremos o discipulado como um estilo de vida, com a sua unção e galardão.


  1. NO PODER DO ESPÍRITO SANTO - Atos 1.8 – Efésios 3.14-19 – João 15.5

Precisamos do enchimento do poder do Espírito Santo para fazer um discipulado frutífero e feliz. Sem Ele, o que temos é apenas o desejo. Por maior que seja o nosso esforço, sem Ele o discipulado é um peso, difícil e absolutamente impossível. Ninguém consegue êxito na obra de Deus sem o Deus da obra. Deus é o mensageiro, você é apenas o sistema de entrega da mensagem. O segredo do êxito no discipulado não está no método, ou na estratégia, mas na unção de Deus. O sistema divino de discipulado usa seu poder através de homens e mulheres moldados na pessoa de Cristo. Pensando que Cristo foi o primeiro discipulador, o “Cristianismo sem discipulado é sempre cristianismo sem Cristo”. Há uma unção especial no discipulado. Os discípulos eram homens simples e sem treinamento acadêmico, mas eles impactaram o mundo no poder do Espírito Santo.

 

  1. A INFLUÊNCIA PARA FAZER FLUIR A VIDA DE DEUS NO DISCIPÚLO - Mateus 5.16

Existem algumas convicções interiores que podem apenas ser transmitidas, e não por meio de um programa, mas por meio de uma peregrinação compartilhada, corpo a corpo, assim como Jesus e seus discípulos. A cruz de Cristo expressa dois tipos de relacionamentos, o vertical, que é o que devemos ter com o nosso Deus e Pai; e o relacionamento horizontal, que devemos ter com os nossos irmãos. As pessoas podem ser alcançadas pelos programas, mas precisam desenvolver seus relacionamentos. Não existe discipulado sem relacionamento. De longe podemos impressionar, mas é de perto que conseguimos influenciar. Discipulado não é informação, mas formação. Discipulado não é clonagem, mas é a influência para fazer florescer o melhor de Deus na vida do discípulo. “A condição indispensável para se produzir cristãos sinceros, maduros e espirituais, são outros cristãos sinceros, maduros e espirituais."

 

  1. A RECOMPESNSA DO DISCIPULADO - 1Coríntios 15.57-58 – Apocalipse 22.12

A pessoa nunca esquece de quem a discipulou. Se alguém fica grato a você pelo seu discipulado, imagine o Pai Celestial o quanto ficará contente com a sua semeadura no reino. A Bíblia afirma, em inúmeros textos, que há uma recompensa final aguardando os cristãos que vivem e produzem fielmente nesta terra.  “E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” (Mt 10.42-ARC). O autor aos Hebreus afirma que: “Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé.” (Hb 6.10-NTLH). Hoje você está ouvindo um “Ide”, mas, muito em breve, ouvirá um “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25.34-ARA). Há uma recompensa eterna preparada para você.


CONCLUSÃO:

Não é a própria confiança e o preparo que nos dão segurança no discipulado, mas o “estar com Jesus” e receber Seu poder. É um privilégio ver florescer o melhor de Deus na vida de um discípulo. Sempre se lembrará de quem o discipulou. Há uma unção e um galardão no discipulado! Porém, você terá toda a eternidade para celebrar com aqueles que ganhou para Jesus, mas, só tem esta breve vida para ganhá-los.  privilégio.

Publicado em Células
Segunda, 22 Abril 2024 11:01

O CHAMADO AO DISCIPULADO

Texto: Romanos 8.28

INTRODUÇÃO:

Nosso chamado divino nos dá propósito e paixão na vida.  A chamada redentora de Deus é um chamado à intimidade. Antes de o Senhor Jesus dizer “Ide por todo mundo”, Ele disse: “Vinde a mim”. O primeiro chamado é para o relacionamento, para estar com Ele. Nele as nossas necessidades são supridas. Devemos ter essa responsabilidade primária bem sedimentada dentro de nós e, assim sentiremos prazer no nosso chamado.

01 – CHAMADOS AO ARREPENDIMENTO E AO PROPÓSITO DIVINO – Mt 3.8-10

“Estamos nos acostumando com um Cristianismo que gravita ao redor de nós mesmos, quando a mensagem central do Cristianismo é, realmente, sobre o abandono de nós mesmos.” (David Platt). O consumismo espiritual dita as decisões que tomamos. Num mundo onde o homem é o centro de tudo, muitas vezes queremos ser deus de Deus. Diante de uma mensagem dura do pregador, no lugar de analisar as Escrituras e avaliar-se, é mais fácil mudar de igreja, que mudar de vida. Preferem ir numa igreja onde escutam o que querem ouvir, não o que Deus quer falar. Se um membro da igreja tem um conflito com o outro irmão, em vez de resolver o conflito, resolve mudar de célula, ou até mesmo de igreja. Isto é orgulho, soberba e resistência do chamado ao arrependimento. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. É a opção de orgulhar-se ou humilhar-se.  Sem arrependimento não há alinhamento de propósito. Quando você tem um propósito, tem sentido na vida.

02 – CHAMADOS PARA OS DONS E TALENTOS - 1Co 12.4-11

Vivemos numa era de consumismo, na qual os aspectos que a definem sãos nossos direitos, nossas escolhas e nossa conveniência. Estamos acostumados a sermos servidos em todos os sentidos. Tudo hoje gira em torno do prazer do homem. Com esse pensamento, a demanda absoluta, presente no ensino do Novo Testamento sobre o discipulado, é entendida como não realista. Quando olhamos para as Escrituras, vemos que o verdadeiro Cristianismo se resume em servir, ser servo assim como Cristo foi. Note que o Espírito Santo nos capacita com seus dons para servirmos ao próximo. Dos nove dons, oito são para servir, apenas o de línguas é para nós mesmos. Ainda por uma razão, para nos fortalecer no exercício dos demais dons. Quando Paulo falou que falava em línguas mais que todos, não foi para orgulhar-se, mas sim, expressar a necessidade de se fortalecer, a fim de poder exercer os outros oito dons que recebera do Espírito Santo. Quando o seu coração desejar os dons e os talentos de Deus, lembre-se, é Deus lhe chamando para servir. Você foi chamado para servir. Tudo para Ele (Rm 11.36).

03 – CHAMADOS PARA O DISCIPULADO – Mt 28.19-20

Precisamos tomar cuidado para não aplicarmos o discipulado apenas por conveniência no lugar do discipulado por convicção. O de conveniência é o discipulado feito para agradar o líder, ao pastor, ou talvez por meta ou alvo de um grupo. Já o chamado por convicção faz o discipulado convicto de que quem o chamou foi o próprio Espírito Santo. Isto irá respaldar no resultado. Quem revela a Palavra e convence o pecador, não é o homem, mas o Espírito Santo. É Ele quem nos fortalece e nos capacita. Sabemos que as coisas são mais fáceis de serem ditas do que feitas. Portanto, o verdadeiro discipulado é trabalhoso. Acontecerão durante o discipulado coisas que, severamente, desafiarão a nossa perseverança e dedicação. Todo cristão foi chamado para o discipulado, e está respaldado pelo Espírito Santo: “E eis que estou convosco todos os dias...”

CONCLUSÃO:

Nesta época de tanto materialismo, você está disposto a pagar o preço do verdadeiro discipulado? Um dia de discipulado pode ser a diferença entre a vida e a morte, a benção ou a maldição. Nunca perca as oportunidades do discipulado! Você foi chamado com um propósito eterno. Você foi chamado ao discipulado.

Publicado em Células
Quarta, 17 Abril 2024 12:10

A OPOSIÇÃO AO DISCIPULADO

Texto: João 3.12-18

INTRODUÇÃO:

A unção sempre foi perseguida pela oposição. Há uma luta espiritual constante contra todo projeto de Deus. Sabemos que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6.12 ARA). Se o discipulado é uma ordem de Jesus e Ele promete estar com todos aqueles que lhe obedecerem, qual o motivo de tanta resistência? A pergunta é: o discipulado é importante para o reino de Deus? Se a resposta for sim, então, por que não fazer o discipulado?

01 – SEM PROFUNDIDADE NÃO HÁ MATURIDADE – João 15.12.16

Sem discipulado há um crescimento sem profundidade, sem maturidade, e isso não traz resultado saudável no reino. Infelizmente, há muitas igrejas cheias de pessoas vazias, por falta de maturidade. Quando conseguimos trazer muitas pessoas novas para a igreja, o que conseguimos é, apenas, uma adição numérica. A vontade de Deus não é apenas de que aconteça uma adição numérica, mas uma multiplicação espiritual. Há uma oposição forte a essa unção. Precisamos discipular os novos a fim de que estes atinjam maturidade suficiente para também poderem discipular a outros. E o resultado será a multiplicação.

02 – O CORAÇÃO DO DISCIPULADO É UMA QUESTÃO DE VALORES – João 14.15

Podemos achar várias desculpas para não fazer o discipulado, tais como: falta de tempo, falta de conhecimento, não saber usar o material, entre outras. Porém, apesar destas desculpas terem o seu lado de verdade, elas são apenas a ponta do iceberg. A verdadeira raiz do problema é bem mais profunda. O discipulado vai exigir um esforço que irá revelar o nosso amor por Cristo e pelas almas. Naturalmente, iremos resistir, mas na prática, o discipulado nos dá vida. Há algo sobrenatural nisso. É uma questão de valores. Os princípios e valores do reino de Deus são inegociáveis, e é impossível aplicar os valores cristãos sem passar pela cruz. Ela exige renúncias dos desejos da carne. Quando damos o devido valor ao que é eterno, há um vigor renovado em nossos corações por ganhar almas, batizá-las e discipulá-las. Deus é fiel em todas as suas promessas, e, Ele irá recompensar a cada um segundo as suas obras.

03 – A FÉ E A CONVICÇÃO CAMINHAM DE MÃOS DADAS – Hb 11.1 Mt 16.27

Ter fé em Deus significa crer em tudo o que está na sua Palavra, incluindo as suas promessas. Quem tem fé não fica amarrado ao passado e nem refém das circunstâncias do presente, porém, renova-se, motiva-se, anima-se e jubila-se com a convicção do futuro. Calebe foi esse homem conforme a Bíblia relata em Josué 14.6-14. Porém, a falta de convicção produz ausência de intencionalidade. Há pelo menos cinco razões bíblicas que nos levam a considerar o discipulado algo importantíssimo: 1) Jesus em breve irá voltar; 2) Por voltar em breve, a tarefa mais urgente da igreja deve ser a evangelização; 3) O discipulado é uma chave multiplicadora do reino; 4) No coração do discipulado, acha-se o modelo básico do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, que iniciou o primeiro discipulado; 5) É uma ordem do próprio Senhor e Rei das nossas vidas.

CONCLUSÃO:

Sabemos que o discipulado é algo produtivo no reino de Deus e devido a isso não lhe faltará oposição espiritual. Porém, como fiéis discípulos de Cristo, temos em nossos corações o desejo ardente de agradar aquele que nos arregimentou. Essa convicção nos leva a investir no discipulado, gerando discípulos maduros, a fim de reproduzirem a outros.

Publicado em Células
Segunda, 08 Abril 2024 16:02

FAZEI DISCÍPULOS

Texto: Mateus 28.18-20

INTRODUÇÃO:

A última ordem que Jesus deixou aos apóstolos, antes de ser elevado aos céus, foi: “Ide e fazei discípulos”. Portanto, fazer discípulo não é uma sugestão, nem uma opinião, nem uma opção, mas uma ordem direta daquele que tem toda a autoridade no céu e na terra. Assim sendo, precisamos entender que:

01 – PARA FAZER DISCÍPULO É PRECISO SER DISCÍPULO – Tg 4.4 Cl 1.13-14 1Jo 5.19

Onde vivemos determina a forma como nós vivemos. Ou vivemos no reino deste mundo, ou vivemos no Reino de Deus. Podemos colocar a nossa mente nas coisas do alto, ou nas coisas terrenas (Cl 3.1-2). No percurso desta vida, ou somos discipulados pelo mundo, ou pela Palavra de Deus. Esta escolha pessoal é que irá determinar os nossos atos. Se vivemos num reino, somos servos do rei daquele reino. Se vivemos no reino deste mundo, os nossos princípios e valores serão regidos pelo sistema do mundo; se vivemos no Reino de Deus, os nossos princípios e valores serão formatados pela Palavra de Deus. Para fazer discípulo para Jesus, precisamos primeiro, ser um discípulo de Jesus. Isto significa que devemos estar ligados ao Seu Corpo, que é a Igreja. Um discipulador precisa ser discipulado. O molde original sempre será o nosso Mestre Jesus Cristo.

02 – FAZER DISCÍPULO É ORDEM DE CRISTO, E MISSÃO DA IGREJA – Mt 16.18-19

Jesus ordenou, ide, ou seja, vão e façam discípulos. Para fazer é necessário ganhar, ir atrás. Ir é a condição, fazer é a missão. Quem é a igreja? A igreja somos nós. Temos a missão de fazer discípulos e para isso precisamos sair do comodismo e avançar na conquista das almas que estão perecendo sem Jesus. Apresentá-las o evangelho da paz, batizá-las e discipulá-las. Não se faz discipulado dentro das quatro paredes do templo, não se faz discipulado pelo canal do instragram, ou por qualquer outra mídia social. O discipulado bíblico se faz corpo a corpo, através do contato pessoal, do convívio, do exemplo de vida. Fazer discípulo é formar o caráter de Cristo no coração de uma pessoa. Lembrando, que os nossos discípulos, não são nossos. Assim como nós, eles também são do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

03 – O DISCÍPULO PRECISA SER SEMELHANTE AO SEU SENHOR – Jo 8.31 1Co 11.1

Fazer discípulo não é apenas passar conhecimento, mas ensinar a guardar, obedecer e praticar as coisas que Jesus ordenou. Ou seja, discipulado não é apenas informação, mas transformação. Ser discípulo significa estar sujeito à autoridade de Jesus. Jesus Cristo recebeu toda autoridade no céu e na terra, e ser discípulo é viver debaixo dessa autoridade. Discípulo é aquele que crê em tudo o que Cristo disse e faz tudo o que Cristo manda. Jesus disse: no reino de meu Pai só participa quem faz a vontade de meu Pai. (Mt 7.21). O grande objetivo do discipulado é formar alguém semelhante ao seu Senhor. Ser discípulo é procurar dia a dia ser mais parecido com Jesus. Assim sendo, também implica em fazer discípulos. Dessa forma o reino de Deus avança e as portas do inferno não podem deter a Igreja do Senhor.

CONCLUSÃO:

Fazer discípulo não é uma sugestão, ou opinião, mas uma ordem daquele que tem toda autoridade do universo. À vista disso, precisamos entender que para poder fazer discípulo, primeiro, eu preciso ser um discípulo. Fazer discípulo é uma ordem direta do Senhor e missão da Igreja, eu sou a Igreja e, logo, tenho essa missão. Ser discípulo de Jesus é ser semelhante a ele, assim sendo, seguindo o seu modelo, eu também preciso fazer discípulos para que a Sua amada Igreja continue avançando na conquista das almas, até o breve dia da Sua vinda. Portanto, “Ide e fazei discípulos.”

Publicado em Células
Segunda, 01 Abril 2024 12:14

AVANÇAR SEMPRE, RETROCEDER JAMAIS

Texto: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hebreus 10.39 ARA)

INTRODUÇÃO:

Para o Cristão, a fé é um estilo de vida. Devemos ler, memorizar e praticar a Palavra de Deus. Todavia, na corrida do dia a dia podemos ser distraídos do nosso principal foco, que é a vida eterna em Cristo Jesus. Existem apenas dois reinos, o da luz e o das trevas. Cada reino tem o seu senhor. Quando aceitamos ao Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador passamos do império das trevas para o reino da luz.  Vale refletir que os nossos frutos definem o reino que estamos servindo. O filho tem herança e o servo recompensa. O filho que é servo tem os dois! Como está a sua vida de servo? Na carreira da fé devemos sempre avançar, jamais retroceder.

01 – PARA NÃO RETROCEDER É PRECISO TER CONVICÇÃO – Rm 4.18-21

Abraão, o pai da fé, estava plenamente convicto de que o Deus que servia era poderoso para cumprir tudo o que havia prometido. Você tem a convicção de que é amado do Pai? Que Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas? (Hb 10.23). Cuidado com as vozes que você tem ouvido. O diabo, muitas vezes, fala que Deus não se importa com você, que não lhe ama, que se o amasse não permitiria passar pelo que está passando. Adão e Eva acreditaram na mentira do inimigo, no lugar de acreditar na Palavra de Deus. A Bíblia diz que Deus lhe ama e provou isso na cruz (Rm 5.8). Esta convicção nos dará forças para avançar e jamais retroceder. A fé é a chave da nossa vitória no reino espiritual. A Bíblia diz que a fé é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não veem (Hb 11.1).

02 – PARA NÃO RETROCEDER É PRECISO TER PAIXÃO – Ap 2.4 1Tm 2.4

Essa paixão, não é a carnal, mas é aquela chama acesa em seu coração no dia da sua conversão. Chamada biblicamente de ‘primeiro amor’. Um amor que queima continuamente em nosso coração por nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo. Uma paixão que nos leva a desejar ardentemente realizar a sua vontade e cumprir o seu propósito. A palavra diz que a Igreja é a noiva. Por que a noiva? Noiva é aquela que está prestes a se casar, que está apaixonada pelo noivo. Esta, procura estar com suas vestes limpas, perfumadas, adornada, aguardando ansiosamente o dia do casamento. - Você é a noiva de Cristo, a Igreja amada, que deve ansiar pela presença do Noivo. Qual é o maior desejo do Noivo? Que façamos a sua vontade ao ganhar, batizar e discipular o máximo de almas possível, a fim de manifestar a Sua glória nesta terra (Cl 1.27).

03 – PARA NÃO RETROCEDER É PRECISO TER CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL – 1Co 11.24-26

O Senhor Jesus instituiu a Ceia da Aliança com o propósito de nos manter conscientes da sua morte e ressurreição por nós. Isto nos leva a ter um coração grato e fiel ao nosso compromisso com o Senhor Jesus Cristo através de tudo o que Ele já fez. Não servimos a Cristo pelo que ainda venha a fazer por nós, esperando apenas os benefícios desta vida (1Co 15.19). Servimos a Cristo pelo que já foi feito no Calvário. Esquecer-se do que do Cristo fez é pura ingratidão, é negar a fé salvadora. Para não esquecermos isso, o Mestre deixou a ordem de relembrá-la ao celebrarmos a Ceia do Senhor. (1Co 11.25). Portanto, para avançar e não retroceder é preciso ter essa consciência espiritual bem firmada em nosso coração.

CONCLUSÃO:

Com o foco na vida eterna em Cristo Jesus, devemos avançar sempre e jamais retroceder. Precisamos ter convicção e fé, ter paixão pelo Senhor e ansiar por sua vinda. Para avançar e não retroceder é preciso ter consciência espiritual. Assim, nós não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS