Itens filtrados por data: Junho 2022

Segunda, 25 Julho 2022 11:01

ESPERANÇA NA PALAVRA DE DEUS

 
 
 

Texto: Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra coloquei minha esperança. ” Sl 119.114

INTRODUÇÃO:

A presença da esperança adoça a vida, a ausência amarga a alma. Todas as alegrias da memória não são suficientes diante da ausência de esperança. A esperança é um bálsamo que alivia os corações aflitos. A tristeza é fruto da falta de esperança. A esperança traz alegria. Tempos instáveis chegam, pressões e más notícias nos cercam de todos os lados, contudo, há esperança na Sua Palavra. Razão pela qual um dos grandes inimigos da esperança é o esquecimento das promessas de Deus.

 

1 - É FÁCIL CONFIAR EM DEUS E EM SUA PALAVRA? Salmo 125.1 Salmo 62.1-8

Quando olhamos para o livro de Salmos podemos ver estampado nos registros momentos difíceis e incertos dos seus autores. Viveram dias de caos, de dificuldades e de aflições. Quantas vezes passaram pelo vale da sombra da morte, porém, mal algum temiam (Sl 23.4). Qual era o segredo da esperança? A confiança na Sua Palavra (Sl 130.5). Sabiam que iriam ser ouvidos e socorridos pelo Senhor no momento certo (Sl 40.1). Diante das incertezas oravam ao Senhor, entregando-se a Ele e colocando a esperança somente nEle e nas verdades da Sua Palavra. O Salmo 119.114 afirma: “Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra coloquei a minha esperança”. É fácil confiar em Deus nos momentos bons, porém, é no fogo das provações que a verdadeira fé é revelada.

 

 

2 – FELIZES OS QUE CONFIAM NA TUA PALAVRA – Lucas 11.28 Provérbios 16.20

Não importam as circunstâncias, sempre haverá esperança para aqueles que estão cheios do Espírito de Deus. A Bíblia revela Deus ao nosso coração. Quando realmente conhecemos a Deus como Ele é, somos tomados de esperança e confiança, porque ficamos convictos de que Ele é maior que qualquer situação ou problema. “A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos as nossas esperanças em qualquer coisa menor que Deus” (Billy Graham). "Sem Jesus, um fim sem esperança. Com ele, a esperança sem fim" (Rick Warren). Paulo diz: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Rm 12.12). Assim como estes homens de Deus, a nossa esperança deve estar no Deus da nossa salvação. Nada neste mundo pode ser comparado à glória futura preparada para os filhos de Deus (Rm 8.18; 1Co 2.9). Felizes os que esperam no Senhor e confiam na Sua Palavra.

 

3 – QUANDO ESTAMOS CHEIOS DE DEUS, ESTAMOS CHEIOS DE FÉ, COMO HABACUQUE – Habacuque 3.17-18

Imagine o profeta Habacuque no seu lugar, certamente diria: ainda que as pandemias continuem, que a inflação continue em alta; ainda que não entenda as decisões das autoridades; que as vacinas continuem duvidosas e perigosas, que a luta contra o vírus continue; que haja injustiça social, que políticos permaneçam desviando recursos, que os recursos se tornem cada vez mais escassos; e que não haja previsão de tempos melhores. “Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. ” O que mantinha a esperança do profeta era a lembrança viva das suas promessas na sua mente e no seu coração.

 

CONCLUSÃO:

É fácil confiar na Palavra de Deus? Felizes os que confiam no Senhor! Quando estamos cheios de Deus ficamos cheios de fé! O segredo de uma boa esperança é conhecer, confiar e jamais se esquecer das Suas preciosas promessas reveladas na Sua Palavra.

 

Publicado em Células
Segunda, 18 Julho 2022 11:14

O SEU DESERTO VAI FLORESCER

 
 
 

Texto: Isaias 35.1-10

INTRODUÇÃO:

Você já orou ou viu alguém orar assim: "Senhor me tira do deserto"? A boa notícia é que a partir de hoje você não precisa mais orar assim! Porque é tempo de romper e uma vez rompendo é o deserto que vai ter de sair de você!

 

1.     CREIA QUE SEU DESRTO ESTÁ NO FIM – Isaias 35.1-2

No deserto tem areia, calor e frio. Deserto fala de escassez, sequidão, fadiga, medo, fome, sede, vazio, desespero, morte e ausência de vida. Quantas vidas já morreram no deserto. Qual tem sido o seu deserto? Com a tecnologia de irrigação hoje em Israel há frutas, cereais e flores da melhor qualidade. Porque é uma nação abençoada por Deus e a bênção de Deus faz toda a diferença (Pv 10.22). Deus quer fazer o seu deserto florescer! Tudo o que está estéril, vai florescer! (Is 43.19)

 

2.     HÁ UMA PROMESSA PARA VOCÊ, CRIA NELA – Isaias 35.5-6

Os olhos dos cegos se abrirão e eles verão! Os ouvidos dos surdos se abrirão, serão destapados! Deus pode mudar a sua história! Veja Gênesis 21.8-19 – Agar e seu filho Ismael após expulsos, foram para o deserto. Sem comida e água, ela se afasta para não ver a criança morrer. “Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino” (Gn 21.19-NVI). Qual era o problema do momento? A sede, a falta de água, o desespero. Um pouco d’água já seria a solução, mas, Deus deu uma fonte! Qual o método? Abriu-lhe os olhos. A razão? Deus ouviu o choro do menino. Por que Deus ouviu o choro do menino? (Gn 21.15). Porque ele era filho de Abrão e estava debaixo de promessa. Você aceitou Jesus, você também é filho de Abraão e está debaixo de promessa! (Gl 3.7; Rm 4.16; Rm 9.6-8). Deus quer abrir teus olhos!

 

3.     ASSUMA SUA AUTORIDADE EM JESUS E CONFESSE A VITÓRIA – Isaias 35.4-6

O Senhor manda dizer aos desalentos de coração, aos desanimados, aos enfraquecidos, não temais, sede fortes. O primeiro passo para você mudar o seu deserto é ter a fé de Abrão e crer nas promessas. Declare de todo o seu coração: “o meu deserto florescerá! ” O aleijado vai pular, dançar, correr e avançar. A língua dos mudos cantará de alegria. - Analisemos: língua desprendida fala de autoridade no nome de Jesus, confissão de vitória, lábios que glorificam a Deus e cantam louvores da vitória (Hb 13.15). Você representa Jesus na terra e Jesus te representa no céu. Tudo que pedimos no nome de Jesus Ele faz para a glória de Deus (Jo 14.13). Qual é o seu deserto? Ore, creia e declare a vitória em nome de Jesus. Glorifique e confesse a vitória. Não permita que suas palavras anulem a sua fé. Deus promete e quer fazer o seu deserto florir. Você crê?

 

CONCLUSÃO:

Qual tem sido o seu deserto? Chegou o seu dia e a sua sorte vai mudar! Declare de todo coração: Hoje a minha vida vai mudar, confesso que sou filho(a) de Deus e que o Espírito Santo abrirá os meus olhos para me conduzir a uma vida de vitória. Vou glorificar o nome do Senhor e o meu deserto vai florescer! Aleluia!

Publicado em Células
Terça, 12 Julho 2022 09:37

OS FILHOS DE ABRAÃO

 
 
 

Texto: Genesis 22.15-18

INTRODUÇÃO:

Após provar a fé de Abraão, Deus lhe faz uma rica promessa dizendo que ele seria como as estrelas dos céus e como os grãos de areia do mar. Nessa figura de linguagem, fica claro que Abraão foi abençoado por Deus com duas formas de descendentes: a natural e a espiritual. Os grãos de areia são os descendentes naturais: árabes e judeus. Mas as estrelas dos céus seriam a sua descendência pela fé, através da Igreja de Cristo, espalhada por toda a terra, que com sua luz resplandece a glória do Senhor Jesus. Há uma promessa para os salvos: “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn 12.3).

 

1.     SOMOS HERDEIROS CONFORME A PROMESSA – Gálatas 3.29 Romanos 4.7-20

Deus disse a Abraão: “Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações” (Gn 17.4). Há uma promessa de que uma multidão de nações desfrutaria das bênçãos da filiação, embora não fossem elas ligadas fisicamente a Abraão, mas sim, espiritualmente, por ser ele o pai da fé (Hb 4.16). Paulo diz: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”(Gl 3.29). Quando Deus disse a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3), Deus já tinha em vista que Jesus Cristo seria descendente de Abraão, e que todos aqueles que aceitassem a Cristo se tornariam herdeiros da promessa de Abraão, por estarem em Cristo Jesus (Gl 3.16).

 

2.     CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE ABRAÃO – João 8.33-43 Tiago 2.21-23

Abraão amava e obedecia a Deus. Jesus é da linhagem sanguínea de Abraão e disse que os verdadeiros “filhos de Abraão” são aqueles que praticam “as obras de Abraão” (Jo 8.39). O apóstolo Paulo, outro descendente carnal de Abraão, disse que o importante não é a linhagem de sangue, e sim a descendência espiritual (Rm 2.28-29). Deixando bem claro que os cristãos são descendentes de Abraão ao dizer: “ se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão ” (Gl 3.29). Filhos obedecem. Não somos filhos de Abraão por causa do país onde nascemos. Deus não aceita ou rejeita ninguém por sua nacionalidade. Uma característica fundamental para Deus é o nosso coração (Rm 2.29). O Senhor não rejeita pessoas por não terem o sangue de Abraão, mas rejeita os que não têm o coração de Abraão. Ele amava e obedecia a Deus.

 
3. OS DA FÉ SÃO FILHOS DE ABRAÃO – Gálatas 3.7 Romanos 9.6-8

Abraão não fugiu do sacrifício do início ao fim de sua caminhada. Ele sabia que era de fé em fé que se alcançava as promessas do Todo-Poderoso, do Deus Provedor. Razão pela qual não se apegou a terras, à parentela ou ao seu único filho quando o Senhor lhe pediu. Hoje, depois de milhares de anos, a fé ainda tem tudo a ver com nossas vidas e com nosso relacionamento com Deus. Abraão não era fracassado na família, na saúde, nas finanças e, nem na sua vida espiritual, por exercer sua fé em Deus. Assim deve ser a vida do verdadeiro cristão, crer para receber (Mc 9.23). Se você não tem essa vida, é hora de refletir e tomar a decisão de viver pela fé e desfrutar das promessas de Deus para você. Quer melhorar sua vida? Siga o conselho que o Senhor dá através do profeta Isaías: “ Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei “ (Is 51.2-FIEL). Os da fé são filhos de Abraão.

 

CONCLUSÃO:

A fé de Abraão foi a força que o sustentou em cada passo de sua vida, mesmo quando as pessoas ao seu redor não o apoiavam. Quando Deus falou para ele deixar seus parentes e mudar para uma terra desconhecida, ele foi. Quando Deus prometeu que ele e sua esposa, embora velhos, teriam um filho, ele creu. Quando o Senhor mandou sacrificar Isaque, ele ia obedecer. Abraão obedecia porque reconhecia a soberania de Deus e cria na sua Palavra. Os verdadeiros filhos de Abraão exercem a mesma fé, que ama e obedece. Não se preocupe com a sua genealogia carnal, mas tenha o coração de Abraão!

 

Publicado em Células
Segunda, 04 Julho 2022 12:26

VOCÊ DECIDE SUA PATERNIDADE

Texto: 1João 3:1

INTRODUÇÃO:

Que privilégio ser um(a) filho(a) de Deus! Daquele que criou todas as coisas, e tem em suas mãos todo Poder. Deus ama a todos, mas nem todos são filhos de Deus. Jesus é o único filho direto de Deus. Mas ao aceitar Jesus como seu salvador, biblicamente você também passar a ser filho de Deus. Fazer parte da família de Deus é um grande privilégio. Falando sobre paternidade de Deus, precisamos entender que:


  1. SOMOS FILHOS GRAÇAS AO AMOR DE DEUS – João 3.16 Romanos 8.35-39

O amor de Deus não depende de coisa alguma, e é o fato de não depender de nada que nos dá esperança e segurança. Jesus Cristo deixou de ser unigênito para se tornar o primogênito de muitos irmãos, tudo por amor (Rm 8.29). O amor do Pai é revelado no amor do Filho (Jo 12.45). Os elogios e as criticas das pessoas não aumentarão e nem diminuirão o amor Dele por você. Deus continua te amando e está de braços abertos, como o pai do filho pródigo, que ficava olhando, aguardando o retorno do filho (Lc 15.20). Você pode ter falhado, mas o amor de Deus não falha. Ele te ama com amor eterno (Jr 31.3). Confie no amor de Deus e viva confiante, seguro e feliz, liberto de todo medo (1Jo 4.18-19).

 

  1. SOMOS FILHOS POR DIREITO LEGAL – João 1.11-13 Romanos 8.32

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). É a Bíblia que diz, e Deus vela pela sua Palavra para a cumprir (Jr 1.12). Como filho, também nos deu o direito de herança (Rm 8.17). Herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, você sabe o que isso significa? Coerdeiro é a pessoa que recebe uma herança em conjunto com outrem; indivíduo que aceita uma herança juntamente com outro, ou outros herdeiros. Ou seja, somos herdeiros juntamente com Cristo! - Jesus, ao dizer: “Tudo o que é do Pai é meu” (Jo 16.15), nos apresenta uma visão de que, como filhos, também temos o reino do Pai a nossa disposição (Lc 12.32). Que maravilha! Então, como desfrutar disso tudo? Hoje você pode ler uma parte do Testamento que o seu Pai do Céu deixou para você! (Pv 7.1). A Bíblia é o documento da nossa herança em Deus! Somos filhos por direito legal, porém, para ter esse direito precisamos dar um passo de fé e receber Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador. Você já recebeu Jesus?

 

  1. COMO VOCÊ RECEBEU JESUS EM SUA VIDA? – 1Coríntios 15.19 João 6.24-27

Jesus alimenta quase cinco mil pessoas à beira do Mar da Galileia e caminha sobre as águas, assustando os seus discípulos. A multidão estava seguindo Jesus porque esperava receber alguma coisa dele. Talvez pensassem: vamos seguir este profeta, porque ele nos alimentará e acabará com todas as nossas dificuldades! Mas, Jesus simplesmente se afasta, para evitar que isso viesse a ocorrer. E hoje? Será que estamos seguindo Jesus somente porque queremos ser agraciados com curas e milagres? A Bíblia diz que quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá galardão de profeta (Mt 10.41). Quem recebe Jesus pelo que ele já fez no calvário, para nos dar a vida eterna, tem salvação, porque recebe Jesus na qualidade de salvador. Porém, quem segue Jesus por interesse, a Bíblia diz: “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima” (1Co 15.19). Ou seja, seguir Jesus apenas por interesse nos seus milagres é receber Jesus só por interesses terrenos: curas, restaurações, prosperidade, etc. Jesus quer e pode nos dar tudo isso, mas, mesmo que não nos dê mais nada, nem a soma do dinheiro do mundo inteiro compraria o direito de viver eternamente com Deus Pai.

 
CONCLUSÃO:

Deus lhe ama muito e provou seu amor enviando seu único filho para morrer pelos nossos pecados. Ser filho de seus pais terrenos não foi escolha sua, porém, para ser filho de Deus é você quem decide. Você pode se tornar filho graças ao o amor de Deus. Mas, você pode resistir a esse amor se não decidir receber Jesus Cristo, o Filho de Deus como seu salvador.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS