Itens filtrados por data: Fevereiro 2022

Segunda, 28 Março 2022 11:06

COMO NOS PORTAR NO CAMPO DE BATALHA

Êxodo 17:8-13

INTRODUÇÃO:

Podemos tirar lições preciosas com o povo de Israel do Antigo Testamento. Ao atravessar o deserto rumo à terra prometida Israel foi atacado pelos amalequitas. Moisés, dirigido por Deus, venceu aquela guerra. Vejamos algumas revelações dessa passagem:

1 – O LÍDER SEMPRE PRECISA DO APOIO DE SEUS DISCÍPULOS – Hebreus 13:7

Moisés ordenou que Josué escolhesse alguns homens e saísse a pelejar contra Amaleque. Todavia, Moisés subiu no alto de uma colina com a vara de Deus na mão, e passou a observar a guerra. Enquanto Moisés mantinha suas mãos erguidas, Israel vencia a batalha. Quando ele as abaixava, o inimigo prevalecia. Arão e Hur também subiram com Moisés e perceberam que as mãos de seu líder estavam ficando pesadas, e logo, colocaram uma pedra para que Moisés se assentasse, e os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo suas mãos ficaram levantadas até o pôr-do-sol. E com isso a batalha foi vencida. Estamos em guerra, e um dos segredos da vitória é manter erguidas as mãos do nosso líder espiritual. Como fazer isso? Orando por ele e o apoiando nos trabalhos da igreja.

2- A OBRA DE DEUS PRECISA DE HOMENS VALENTES – Tiago 4:7 Juízes 6:12

Aprendemos também neste texto que na batalha terrena precisamos enfrentar duas frentes de combate: a física e a espiritual. Tudo o que acontece na terra é gerado primeiro no mundo espiritual. Vencemos as tentações que o diabo lança primeiro nos nossos pensamentos, ou seja, no nosso espírito e depois na carne. Veja o que Paulo nos ensina: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5.17). Primeiro ela é vencida lá no nosso coração, refletindo nas nossas escolhas. Se cedermos sofreremos as consequências do pecado, se resistirmos  seremos recompensados por causa da obediência.

3- NÃO SE VENCE SOZINHO UMA GUERRA – Romanos 12:4-5

Deus não nos criou para sermos independentes e autossuficientes. Somos dependentes e nos completamos uns nos outros. Assim, a habilidade que falta em mim pode ser completada por meu irmão e vice-versa. Se Josué tivesse ido lutar sozinho e Moisés subido o monte a sós, teriam perdido a guerra. Imagine como é ficar do nascer ao pôr do sol com as mãos levantadas? É possível? Os braços ficam pesando toneladas! Se com a ajuda já foi difícil, imagine sozinho? Sabemos que hoje a batalha é mais espiritual que física, portanto, precisamos subir ao monte com nossos líderes. Monte fala de oração. Jesus subia ao monte para orar. Você não precisa ir a uma montanha física, mas pode adentrar à presença do Altíssimo juntamente com sua liderança em jejum e oração em prol da obra de Deus.

CONCLUSÃO:

Onde estão os “Arão e Hur” de nossa geração? O inimigo quer destruir nossas famílias, avançar territórios e tomar nossos bens. Mas, juntos, unidos, somos mais fortes e certamente levantaremos em cada batalha o troféu da vitória. Afinal, estamos numa guerra que já foi vencida na Cruz pelo nosso General, Jesus Cristo.

Publicado em Células
Segunda, 21 Março 2022 11:51

RECONSTRUINDO OS MUROS

Texto: Neemias 2:17

INTRODUÇÃO:

Na época de Neemias os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos e, dentro da cidade não havia mais nada, a não ser um monte de pedras e entulhos. Nos tempos antigos os muros tinham a função de proteção. As grandes cidades possuíam seus muros. A segurança delas era marcada pelos muros ao seu redor. Vejamos algumas lições preciosas que aprendemos com a iniciativa de Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém:

1 – NEEMIAS NÃO SE CONFORMAVA COM A SITUAÇÃO DE SUA CIDADE – Romanos 12:2

Para reconstruir os muros de Jerusalém, Deus não precisou mandar um exército de homens valentes para ajudá-los, Deus levantou apenas um homem chamado Neemias. Neemias amava seu povo, amava Jerusalém e estava inconformado com aquela situação desastrosa. Neemias queria reconstruir os muros que foram derrubados pelos inimigos babilônicos e deixar a cidade novamente protegida. Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha a visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel.

2- NOSSO DEUS É UM DEUS DE RESTAURAÇÃO – IPedro 5:10

Restaurar é consertar. Deus é o grande Restaurador. Quando você está cansado, triste, abatido, arrependido, pode confiar que Deus vai restaurar sua vida. O sofrimento do cristão não é para sempre. Quem ama Jesus será restaurado. Deus lhe ama e quer lhe dar alegria e esperança. Deus nunca lhe abandona. Nos momentos mais difíceis você pode clamar a Deus e Ele vai trazer a restauração que você precisa. Neemias confiava em Deus e sabia ouvir a voz de Deus em seu coração (Ne 2.12). Você tem ouvido a voz do Espírito Santo em seu coração?

3- DEUS QUER QUE VOCÊ RESTAURE TUDO QUE O INIMIGO DESTRUIU – João 10:10

Ninguém passa pela vida sem que, em algum momento, tenha algo perdido ou destruído. Nenhum ser humano está imune às perdas e muitos sofrem com isso. Uns se conformam, outros, porém, correm atrás para recuperar o que se perdeu. Ao longo da vida a gente tem sonhos destruídos e, muitas vezes, nem acreditamos que eles possam ser reconstruídos. Contudo, servimos a um Deus das reconstruções e dos recomeços. Numa reflexão pessoal, quais foram as perdas que você teve durante os difíceis dias da pandemia? Deus é um Deus de restauração e quer restaurar a sua alegria e os seus sonhos. Apesar das perdas, Ele continua sendo Deus e está no controle de tudo. O que você precisa restaurar? A primeira coisa que você precisa restaurar é o seu muro espiritual. Fechar as brechas que foram abertas pela mágoa, pelas incertezas, pelo medo, pelo esfriamento espiritual. É tempo de restaurar tudo, começando pelas coisas espirituais, que são eternas (2Co 4.18).

CONCLUSÃO:

No coração de Neemias nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a sua cidade protegida. Neemias sonhou os sonhos de Deus. Quando o Senhor nos dá um sonho, também nos prepara para concretizá-lo. Como estão os seus sonhos?

Publicado em Células
Segunda, 07 Março 2022 12:36

ANDANDO POR FÉ

Texto: Hb 11:6

Introdução:

Se o que buscamos é a benção de Deus ou milagre, precisamos entender que a chave disso é a fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus”, e a Bíblia diz que, “quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Em muitas ocasiões quando Jesus agia sobrenaturalmente na vida das pessoas Ele dizia:” A tua fé te salvou...” portanto, a base para que os milagres aconteçam é a fé. Vamos entender algumas verdades a esse respeito:

1 - A fé é uma convicção interior de que Deus agirá.

Em Hb 11:1, diz que: “a fé é a certeza que iremos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”. Em outras palavras, é a confiança de que Deus agirá sobrenaturalmente, ainda que as circunstâncias não pareçam apontar pra isso. Sendo assim, se você quer um milagre, precisa crer de todo seu coração que Deus vai fazê-lo.

2- Aprender a andar por fé e não por vista. (II Co. 5:7)

Muitas vezes estamos no meio de um problema e tudo parece sugerir que não haverá solução. Entretanto, os que andam pela fé, não dependem do que veem ou sentem. Devemos crer que Deus fará o milagre e por isso precisamos buscá-lo.  Se houver lugar para dúvidas no coração, as emoções ficam fragilizadas e Deus não encontra lugar para atuar, para operar o sobrenatural. Veja o que diz Tiago 1:6.

3- A palavra de Deus é o que alimenta a fé em nosso coração. (Rm 10:17).

A Bíblia diz que” a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem vem pela pregação a respeito de Cristo”. Só é possível ter uma fé madura e eficaz quando se ler e pratica a palavra de Deus. A Bíblia diz que “ a exposição à palavra dá entendimento aos simples” Sl 119:130. Imagine o que poderá acontecer se você estudar cuidadosamente a palavra de Deus.

Conclusão:

Se você tem uma chave, mas usa na porta errada, não conseguirá resultado. Como vimos, a fé é uma chave, mas ela precisa ser colocada completamente em Deus. Não é o homem, a religião, os santos, as entidades, que poderão realmente lhe abençoar, mas o Senhor Deus Todo-Poderoso. E Ele está sempre disposto a agir na vida daqueles que n’Ele confiam.

Publicado em Células
Segunda, 07 Março 2022 12:36

CONSAGRE SEU TRABALHO AO SENHOR

Texto: Efésios 2:8-10

Introdução:

Como você tem usado os dons que Deus te deu? Para o Reino? Para você mesmo? Ou tem negligenciado seu dom? Você nasceu com um propósito. Antes de você nascer Deus já havia planejado coisas para você fazer (Salmo 139.16); antes de você entregar seu coração a Cristo, Deus já havia planejado obras para você realizar como cristão. É o que diz em Efésios 2.10. Não diz que faríamos, mas sim "que deveríamos praticá-las". Por que muitos não a praticam? Talvez por não entender a sua função no Corpo de Cristo. Todo trabalho que fazemos, na igreja ou vida secular, devemos consagrar ao Senhor. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

1 – QUAL O PAPEL DA IGREJA? – Mateus 18:18-20

A igreja foi estabelecida por Cristo para implantar o Reino de Deus na terra. A palavra grega para "igreja" é “ekklesias”, que significa "chamados para fora". A igreja de Cristo não é o prédio onde nos reunimos, mas são as pessoas que congregam naquele lugar (Hb 10.24-25). A igreja não é parada, estática, morta e imóvel. A igreja é viva e dinâmica. Portanto, cada um, individualmente, foi equipado com os dons para atuar no Reino de Deus durante os 365 dias do ano. A ordem é: façam discípulos de todas as nações (Mt 28.18-20). A palavra grega para "nações" é “ethnos”, que é definida como "um corpo de pessoas unidas por similaridade, cultura e tradições comuns”. Isso certamente engloba pessoas com coisas em comum como ciclistas, médicos, empresários, advogados, donas de casa, funcionários públicos, atletas, e muito mais. A lista é interminável. Independente da sua atividade profissional, você é um representante de Cristo onde estiver.

2- A IGREJA É UM GRANDE EDIFÍCIO DE PEDRAS VIVAS – Mateus 16:18

Quem nós somos em Cristo Jesus está acima do que fazemos. Pois tudo o que fazemos flui daquilo que somos. A Bíblia diz: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1Pedro 2.9-ARA). No Novo Testamento cada cristão é um sacerdote, não precisa ser pastor. Vemos isso claramente nas áreas da adoração, serviço e testemunho. A Bíblia diz em 1Pedro 2.5: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. No seu trabalho, na sua profissão, no seu lar, você tem feito a vontade de Deus? Fazer a vontade de Deus nos fortalece. A sua vida tem grande valor na construção do que é eterno. Consagre o seu trabalho ao Senhor.

CONCLUSÃO:

Todos nós, que fomos lavados no sangue do Cordeiro, somos portadores de boas novas aos que no mundo vivem sem esperança. O missionário não é apenas aquele que sai da sua terra e vai para lugares distantes. O conceito bíblico é que todo discípulo é uma testemunha de Cristo, quer na sua “Jerusalém” ou até os confins da terra. Ou seja: cada salvo é um missionário em campo. O médico ou o enfermeiro cristão é um missionário de Cristo no hospital. O advogado é missionário de Cristo no seu escritório. O comerciante é portador de boas novas atrás do seu negócio. Você é veículo da graça de Deus por onde estiver. O estudante é missionário na escola. A empregada doméstica resplandece a luz de Cristo na casa onde trabalha. Somos portadores de boas novas quer nos palácios, quer nas favelas, quer no campo, quer na cidade. Quando olhamos por esse lado, mudamos nosso conceito quanto ao trabalho terreno, que por sinal é temporal, e passamos a trabalhar para o Reino, que é eterno. Portanto, seu trabalho é seu campo missionário, consagre-o ao Senhor e certamente você desfrutará do favor de Deus sobre ele.

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS