Itens filtrados por data: Outubro 2020

Segunda, 30 Novembro 2020 16:42

Quem Ama a Deus

Texto: 1 Jo 4.7-12

INTRODUÇÃO

A pessoa que ama a Deus é aquela que lhe entregou verdadeiramente o seu coração, permitindo que Ele opere na sua vida segundo a Sua Vontade, porque O ama sobre todas as coisas, não mede esforços para fazer a Sua vontade, busca em primeiro lugar o Seu Reino (Mt 6.33). Quem ama a Deus? Como podemos saber se amamos a Deus? A Bíblia nos mostra as características de quem verdadeiramente ama a Deus:

1. É Nascido de Deus – 1 João 4.7

É preciso nascer de Deus para amar a Deus, pois a Palavra diz que “qualquer que ama é nascido de Deus” (Jo 3. 1-7)). Ser nascido de Deus significa ser gerado pela Palavra de Deus conforme está escrito em Tg 1.18: “Segundo a sua vontade. Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.

2. Ama o Seu próximo – 1 João 4.20

Nesse versículo, está escrito: “Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus a quem não viu? E Dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também a seu irmão”. A pessoa que ama o seu próximo é aquela que ama primeiramente a Deus, porque Deus é amor e quem não tem amor por Deus também não pode amar a seu irmão.


3. Guarda os Seus Mandamentos – João 14.21

Nesse texto do evangelho de João, Jesus caracteriza perfeitamente a pessoa que ama a Deus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Guardar os mandamentos de Deus significa obedecer a tudo quanto está escrito na Palavra de Deus. Em 1 Jo. 5.3, podemos ler: “Porque este é o amor de Deus que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”.

CONCLUSÃO

Resumindo, concluímos que aquele que ama a Deus é nascido de Deus, conhece a Deus, ama o seu próximo, e guarda os mandamentos de Deus. Dessa forma, entendemos que Deus quer usar a vida de cada pessoa que O ama para expressar esse amor também pelo seu próximo (1 Jo 5.1), contribuindo para que ele trilhe o mesmo Caminho da Verdade – JESUS, que o conduzirá a Deus.
Publicado em Células
Segunda, 23 Novembro 2020 17:42

O FRUTO QUE PERMANECE

Texto: João 15.16

INTRODUÇÃO

A palavra fruto, do lat. ‘fructu’ significa órgão produzido pelos vegetais floríficos que conduz à semente.  É o produto da terra para sustento e benefício do homem. O fruto é o resultado, a consequência. O fruto é a parte mais esperada pelos agricultores, e quando chega a época da colheita é tempo de obter a recompensa dos esforços empregados. Quando a Bíblia fala de fruto se refere às virtudes espirituais (Gl 5.22) e também ao servir a Deus trabalhando para trazer outras pessoas para Cristo (Jo 4.36; Jo 12.24). Qual é o fruto que permanece? Como podemos identificá-lo entre tantos outros? Vejamos as características do fruto que permanece:

 

1. É O FRUTO QUE PERSEVERA

Jesus nos diz:” Estai em mim e eu em vós…” (J015.4). Quando uma pessoa crê em Jesus e recebe o Seu perdão tem a vida eterna e o poder de estar ou permanecer n’Ele. É preciso que se mantenha ligada a Jesus, pois o ramo só tem vida, enquanto a vida da videira flui para o ramo. O crente tem a vida de Deus somente enquanto a vida d’Ele flui nele pela sua permanência em Cristo. Para permanecermos em Jesus Cristo, precisamos: Conservar a Palavra de Deus continuamente em nosso coração e tê-la como guia de nossas ações. Ter comunhão constante com Jesus Cristo para que obtenhamos d’Ele forças e graça. Obedecer aos mandamentos e permanecer no Seu amor e amar uns aos outros. Manter a nossa vida limpa, mediante a Palavra, resistindo a todo pecado e dependendo da direção do Espírito Santo. Que cada um de nós sejamos o fruto que persevera. O fruto que não cai, mas o fruto que permanece ligado a Jesus.

 

2. É O FRUTO MADURO

O fruto quando amadurece contém sementes de boa qualidade para reproduzir a planta e garantir a sua continuidade. É chamado fruto deiscente, (o fruto que alcança a maturidade e se abre deixando escapar as sementes). A única forma de uma lavoura reproduzir é através das sementes de volta à terra para que possam germinar, crescer e dar outros frutos que, por sua vez, darão outras sementes. Assim se processa o ciclo da reprodução. Assim também nós, como discípulos de Jesus, como frutos maduros que tendo alcançado a maturidade espiritual, podemos lançar a semente, a Palavra de Deus, em outras terras, isto é, em outros corações, para que ela germine e produza frutos que amadureçam e dêem outras sementes e, assim, nos tornamos instrumentos de Deus para dar prosseguimento à obra que Jesus começou e nos entregou para continuarmos ( Mt 28.19-20).

CONCLUSÃO

Os discípulos são os frutos resultantes do trabalho daqueles servos que se dedicam à obra de Deus. O fruto que persevera é o fruto que se mantém ligado à Videira Verdadeira que é Jesus, permanecendo no Seu amor. Jesus Cristo nos diz: “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor” (J0 15.9) Para permanecer nos amor de Jesus é necessário guardar os Seus mandamentos da mesma forma que Ele guarda os mandamentos de Seu Pai e permanece no Seu amor (Jo 15.10). O fruto que permanece é o fruto que se mantém ligado a Jesus e permanece no Seu amor, dando continuidade à Sua obra fazendo discípulos para Ele.

Publicado em Células
Segunda, 16 Novembro 2020 17:20

GUARDANDO SUA ALMA

Texto: Tiago 1.21 

INTRODUÇÃO

A nossa alma é complexa e tendenciosa. Ela sempre está inclinada a satisfazer os desejos da carne. Por isso, devemos protegê-la com o sangue de Jesus. Uma alma lavada e remida pelo sangue do Cordeiro sabe discernir entre o bem e o mal, e optar pelo bem, encontrando escape em meio às tentações, e rejeitando toda espécie de imundícia que contamina o corpo. Para que isso aconteça, é necessário que os princípios da Palavra de Deus sejam implantados em você e, dessa forma, você alcance sua libertação. O texto básico desta ministração nos mostra dois princípios para temos uma alma livre e restaurada:

1. DESPOJAR-SE DE TODA IMUNDÍCIA E DE TODO VESTÍGIO DO MAL

“Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o Espírito Santo.” (1Ts 4.7). Esta é uma luta constante que todos nós travamos no nosso cotidiano. Todos os dias passamos por muitos testes e, cada um, em diferentes níveis. O maior desses testes não é o que enfrentamos com o nosso próximo, mas com nós mesmos. É ter a consciência de que tudo que falamos é verdadeiro. É olhar para dentro de nós e ver se estamos sendo exatamente o que demonstramos ser. É não estar revestido por uma “capa” de santidade, mas ter um coração despojado de toda imundícia e de todo mal. Pode acontecer passar por sua mente pensamentos estranhos, trazendo ao coração sentimentos que nada têm a ver com os princípios da Palavra de Deus. Muitas vezes, você faz coisas que não gostaria de fazer. Porém, a prova de que você rejeita todo vestígio de imundícia e de mal é quando você se flagra vivendo momentos assim e os vence, porque decidiu optar pelos princípios da Palavra. 

2. RECEBER COM MANSIDÃO A PALAVRA DE DEUS

“…recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tg 1.21b). Receber a Palavra com mansidão significa recebê-la sem resistência e sem restrições. O Espírito Santo nos instrui a receber com mansidão a Palavra de Deus que é ministrada ao nosso coração. Ele sabe que a sua alma poderá reagir contra a Palavra toda vez que ela confrontar o seu pecado. Não devemos ser contra o que nos confronta. Não tape os ouvidos ao que Deus está falando e corrigindo. Seja obediente e sábio, pois, quando confiamos os nossos caminhos ao Senhor, Ele nos leva à vida. A Palavra do Senhor é poderosa para salvar. A Sua Palavra é Espírito e Vida (Jo 6.63). Livre-se do que lhe afasta de Deus. O segredo para que a Palavra tenha resultado em sua vida está na sua decisão de permitir que ela faça morada no seu coração, e que faça parte de todas as suas atividades. 

CONCLUSÃO

A Bíblia diz que “se, pois, o Filho do vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8.36). O Espírito Santo lhe ajudará a rejeitar “toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal.” Que o Senhor te abençoe e te guarde, em nome de Jesus. Amém!

Publicado em Células
Segunda, 09 Novembro 2020 16:46

SUJEITE-SE A DEUS

Texto:  Tiago 4:7

INTRODUÇÃO

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Não conseguiremos resistir ao diabo com as nossas próprias forças. Se agirmos dessa maneira sairemos derrotado desse combate. O diabo não fugirá de nós se não estivermos nos sujeitando a Deus e à Sua Palavra. Para que tenhamos condições de resistir ao diabo, precisamos, antes de tudo, estarmos em santidade e comunhão com Deus.

1.   SUBMISSÃO E AUTORIDADE

Quando somos submissos a Deus e procuramos viver retamente dentro dos ensinos contidos em Sua Palavra, temos autoridade para resistir ao diabo e suas tentações. Quanto mais conhecermos a Deus, fazendo da Sua Palavra o nosso estilo de vida, mais protegidos e guardados por Ele estaremos, e então saberemos discernir o que é de Deus e o que não é. A obediência à Palavra de Deus nos dá lucidez quanto ao agir do diabo com suas propostas que nos tenta afastar do caminho da Verdade. Aqueles que são submissos a Deus não são envergonhados ou derrotados, mas serão sempre mais que vencedores. Sujeitar-se ao nosso Pai Celestial é deixá-lo ser o nosso Pastor, assim como fez Davi (Sl 23:1), o qual era suprido e guiado por Deus. Quando somos obedientes a Deus, nos sujeitando à Sua vontade, nos tornamos um com Ele e então nenhum de nós será vencido pelo inimigo. Quem se submete ao Senhor será exaltado em tudo, mas o rebelde e insubmisso não desfrutará das bênçãos preparadas para aqueles que o amam.

2.   SUBMISSÃO É UM PRINCÍPIO DE DEUS

Ser submisso não é ser explorado ou usado, mas sim estar debaixo de uma missão. Quando Deus escolhe uma pessoa para cumprir um chamado, Ele a reveste de autoridade, e esta fica sujeita à Sua direção e vontade.

Não podemos confundir submissão com escravidão. Submissão é um princípio de Deus, é viver sob a missão que Ele nos deu no Seu Reino, quase sempre, ajudando outros coma sua própria missão. É seguir o que Jesus nos ensinou quando disse: “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

CONCLUSÃO

Se você não tem conseguido vencer as tentações, recorra à Palavra de Deus e encontrará forças para vencer o mal. Sujeitar-se a Deus é render-se à Sua Palavra, fazendo dela a armadura para enfrentar o inimigo.

Publicado em Células
Segunda, 02 Novembro 2020 22:18

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

Texto:  Salmos 37.5

INTRODUÇÃO

Sempre estamos preocupados com as nossas necessidades, físicas, financeiras, familiares, sentimentais, entre outras, mas devemos ter, sempre em mente, que Deus está no controle da nossa vida.

Quando entregamos o nosso caminho ao Senhor, devemos confiar e ter a certeza de que Ele tudo fará, pois não podemos vencer as nossas lutas pelas nossa própria força. Devemos deixar tudo no controle das Suas mãos. A questão é não tomar de volta a preocupação, pois, quando o problema parece muito difícil e, aos nossos olhos, não ter solução, é quando Deus começa a agir.

1.    CONFIAR SEMPRE EM DEUS.

Deus pode e quer transformar as nossas vidas, mesmo quando tudo parece irremediavelmente perdido, Ele opera maravilhas e faz renascer, em nós, a alegria de uma vida plena e abundante. Tão somente precisamos crer, confiar e esperar em Sua provisão. Na hora certa e da forma correta, a bênção virá.

Você acha que tudo está errado na sua vida? Deixe Deus agir e verá quão maravilhoso será o resultado. Permita Deus tomar o controle da situação.

2.   ENTREGUE A DEUS OS SEUS PLANOS.

Nunca faça planos para a sua vida sem levar Deus em conta, pois, planos sem Deus, são planos falidos e que nunca darão certo, pois não têm a Sua aprovação. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1). 

Não entre em projetos que não foram determinados por Deus, pois, de um momento para o outro, podem perder a base, por não estarem em Deus fundamentados. Deus deve ser uma realidade em nossa vida, pois só assim acertaremos os nossos passos no caminho para a vitória.

Não somente devemos entregar nossa vida ao Senhor, mas também os nossos caminhos. Caminhos são decisões que tomamos no nosso cotidiano, muitas vezes sem buscar a direção ou a confirmação de Deus. Portanto, ao fazermos nossos planos, devemos, em oração, submetê-los ao Senhor. Agindo assim, Ele trabalhará em nosso favor e, como diz o versículo: “e ele tudo fará” (Salmos 37:5).

CONCLUSÃO:

Se todos os nossos pecados, enganos e fracassos, que confessados com arrependimento, forem colocados com coragem e confiança diante do Senhor, serão perdoados e Ele nos dará o melhor presente: uma vida abundante aqui na terra (Jo 10:10b) e a Vida Eterna na Sua presença mediante a salvação em Jesus.

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS