Itens filtrados por data: Março 2022

Segunda, 25 Abril 2022 11:51

CARACTERÍSTICAS DE QUEM NASCEU DE NOVO

 
 
 

Texto: João 3:1-5

INTRODUÇÃO:

Jesus enfatizou: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). Não adianta ir na igreja, ofertar, exercer ministérios, dizer que é cristão, se não nasceu de novo, não pode ver o reino de Deus. Vejamos algumas características e sinais de uma pessoa que passou pelo novo nascimento. Vejamos:

 

1.     NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO – 1João 3:9

Antes a pessoa não se preocupava com suas atitudes pecaminosas, não havia qualquer luta entre ela e o pecado; eram amigos. Agora a pessoa nascida de novo odeia o pecado, foge dele, combate-o, considera-o sua maior praga, geme sob o seu peso, lamenta quando cai no pecado e deseja intensamente libertar-se dele. O pecado torna-se para a pessoa nascida de novo uma coisa abominável, detestável. Por viver num mundo decaído, ela não está livre da presença do pecado. Se disser que não tem pecado, não haverá verdade em suas palavras (1Jo 1.8). Mas, ela deve sempre evitar e afirmar que odeia o pecado e que o grande desejo de sua alma é não mais cometê-lo Rm 7.14-24). Tiago diz que “todos tropeçamos em muitas coisas” (Tg 3.2). Todavia, tais coisas lhe causam tristeza e aflição diante da sua nova natureza. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (1Jo 5.18).

 

2.     CRÊ QUE JESUS É O CRISTO E VENCE O MUNDO – 1João 5:1 1João 5:4

A pessoa que nasceu de novo, crê de todo coração na obra da cruz, e é considerada justa aos olhos de Deus. Ela está certa de que seus pecados foram quitados no sangue de Jesus e nada a fará abandonar o Seu Salvador. Mesmo diante da dor e da morte não negociará sua convicção. Nada poderá separá-la do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Mesmo diante das adversidades, seu foco é a Jerusalém Celestial e a sua fé o fará descansar no Senhor (Sl 37.5). Nem todas as ofertas deste mundo a farão desistir de Jesus. Sempre afirmará que em Cristo está a verdadeira paz e alegria (Jo 14.27).

 
3. PRATICA A JUSTIÇA E PROCURA FAZER O QUE É CORRETO – 1João 2:29

Deus é justo, e a pessoa nascida de novo ama o que Deus ama e esforça-se para viver de forma que o agrade (Sl 11.7). Olha continuamente para Jesus autor e consumador de sua fé e procura imitá-lo (Hb 12.2). Alguém que nasceu de novo procura cada dia ficar mais parecido com Jesus (Ef 4.13).

 

4.     AMA OS IRMÃOS EM CRISTO – 1João 3:14

Uma pessoa que nasceu de novo tem um amor especial por todos os discípulos de Cristo. Assim como o Pai Celestial ela também ama os piores pecadores e pode até chorar por eles; mas tem um amor especial por aqueles que são da família da fé. A pessoa nascida de novo nunca se sente tão feliz quanto ao estar entre os santos aqui na terra. Encontra irmãos de outros lugares do planeta, que nunca se viram, mas há uma identidade que os faz amarem-se como se já fossem velhos amigos. Independente de raça, cor ou posição social. Os regenerados valorizam a graça de Deus. Aqueles que mais desfrutam da graça, são os que mais se assemelham a Cristo. Constituem o povo escolhido do Senhor (1Pe 2.9). São filhos e filhas de Deus. Portanto, os regenerados não podem deixar de amar-se.

 

CONCLUSÃO:

Você já nasceu de novo? Quais as características que você mais se identificou? Qual delas você precisa melhorar? O Espírito Santo deseja moldar seu coração e fazê-lo cada dia mais parecido com Jesus. Você deseja isso?.

Publicado em Células
Segunda, 18 Abril 2022 16:06

UMA NOVA VIDA EM CRISTO JESUS

 
 
 

Texto: Efésios 2:1-5

INTRODUÇÃO:

Vivos biologicamente, mas mortos espiritualmente devido aos seus delitos e pecados. Delito é algo que infringe uma determinada lei. Não há um justo, nenhum se quer (Ec 7.20). Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23). Não há um ser humano indesculpável (Rm 1.20). Os milagres atraem as pessoas a Deus, mas o que as firma com Deus é o compromisso de uma nova vida em Cristo Jesus. Porquê:

 

1.     EM CRISTO SOMOS REGENERADOS – 1Pedro 1:18-23 Romanos 6:5-8

O pecado leva à morte (Rm 6.23). Fomos gerados por Deus, degenerados pelo pecado e regenerados pelo Sangue de Jesus. Jesus quitou nossa dívida na Cruz! A Bíblia diz: “E a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz” (Cl 2.13-14). A ressurreição de Jesus é o que nos dá nova vida. A Bíblia diz: “Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição” (Rm 6.5). A nova vida livra-nos da escravidão do pecado. Fomos comprados pelo sangue precioso de Jesus! Você não é mais escravo do pecado, agora você é filho de Deus! Somos regenerados em Cristo Jesus (1Pe 1.23.

 

2.     EM CRISTO RECEBEMOS UMA NATUREZA DIVINA – João 1:12

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2Pe 2.1-4). “Antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira” (Ef 2.3). Agora, Ele nos deu tudo que precisávamos para uma nova vida em amor. Em Cristo nos tornamos participantes da natureza divina. Após aceitarmos Jesus deixamos de ser filhos da ira (Ef 2.3) e da desobediência (Ef 2.2) e, passamos a ser filhos de Deus (Jo 1.12). Como filhos há em nós agora duas naturezas operando, a carnal e a espiritual (Gl 5.17). Quanto mais cheio do Espírito, mais domínio sobre a minha velha natureza eu terei (Gl 5.16). A vida eterna é regida pela nova natureza em Cristo Jesus.

 
3. EM CRISTO PASSAMOS A VIVER DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS – 1Pe 1:13-16

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos” (Ef 2.4-5). Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal, começamos uma nova vida. A Bíblia diz: “Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.21-24). Deus nos deu vida juntamente com Cristo segundo a sua rica misericórdia com que nos amou. Eu preciso de Jesus! Sem Jesus é impossível viver uma vida que agrade a Deus.

CONCLUSÃO:

Estávamos condenados à morte eterna, mas por amor, em Cristo fomos regenerados. Em Cristo recebemos uma nova natureza. Em Cristo passamos a viver uma vida de santidade de acordo com a vontade de Deus. Como você tem vivido? Qual natureza domina você? Peça agora mesmo a Deus que lhe dê um novo coração, uma nova vida e você também à semelhança de milhares e milhões, viverá uma nova vida em Cristo Jesus! Porque, se alguém está em Cristo, é nova criatura.

 

Publicado em Células
Segunda, 11 Abril 2022 11:26

A PÁSCOA É NOVA VIDA

 
 
 

Texto: 1Coríntios 5.7

INTRODUÇÃO:

Páscoa é tempo de alegria e celebração! Cristo vive! Vamos relembrar e festejar a ressurreição de Jesus Cristo, que nos deu vida através da sua vida. O apóstolo Paulo disse: “Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício” (1Co 5.7-8 NTLH). Vamos relembrar o sentido da Páscoa.

 

1.     A ORIGEM DA PÁSCOA - Êxodo 12.1-4 – Êxodo 12.21-27

A origem da Páscoa se deu na saída do povo de Deus do Egito. A palavra Páscoa vem do hebraico “Pesach” que significa “passagem”. O anjo da morte passou pelo Egito e quando via a marca do sangue do cordeiro nas portas dos hebreus, ele não entrava, ele passava por cima, ou seja: passava sobre aquela casa poupando a vida de seus primogênitos (Êx 12.14). Páscoa fala de libertação, de resgate e salvação. Os poupados da morte tiveram a chance de uma nova vida. Hoje somos salvos porque um dia Jesus derramou seu sangue por nós. A Bíblia diz que a vida está no sangue (Lv 17.11). Através do sangue de Jesus passamos da morte para a vida. Nós temos a marca do Sangue! Temos a marca da vida! Páscoa é nova vida!

 

2.     CRISTO O NOSSO CORDEIRO PASCAL - João 1.29 – Isaías 53.7

Para o rito da Páscoa, o cordeiro do sacrifício precisava ser sem defeito, macho de um ano (Êx 12.5), e, no ato, não poderiam quebrar nenhum osso (Êx 12.46). No sacrifício de Jesus nenhum de seus ossos foi quebrado (Sl 34.20). Na saída do Egito o sangue do animal seria aspergido nas vergas e em ambas as ombreiras das portas das casas (Êx 12.7), para que os primogênitos, tanto das pessoas quanto dos animais não fossem mortos. O cordeiro morreria no lugar deles. Da mesma forma, Jesus morreu no nosso lugar. A marca na porta foi um ato profético, o sangue nas ombreiras (vertical) e nas vergas (horizontal) representavam a Cruz do Calvário. João Batista confirmou isso ao olhar para Jesus e dizer: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Jesus é o nosso Cordeiro Pascal que morreu para nos dar uma nova vida! Páscoa é vida!

3. A PÁSCOA É NOVA VIDA - 1Coríntios 5.6-8 – 2Coríntios 5.17

Quase todos os ídolos do Egito eram semelhantes a animais com feições humanas. A morte dos primogênitos egípcios, incluindo os animais, trouxe total derrota aos seus deuses pelo Deus dos hebreus. Da mesma forma, Jesus trouxe total derrota a Satanás em prol da libertação de Seus filhos. “....e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2.12-15). Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação (Rm 4.25). A ressurreição de Cristo é a nossa vitória. Ao ressuscitar, fomos ressuscitados com Ele. A Bíblia diz: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa” (1Co 5.7). Faraó tipifica Satanás e o Egito o mundo, portanto, agora que fomos libertos dos nossos delitos e pecados pelo poder do sangue de Jesus (Ef 2.1-5), devemos viver uma vida de santidade, para que o fermento do pecado não venha contaminar-nos novamente. Páscoa é nova vida!

 
CONCLUSÃO:

Páscoa é vida, é ressurreição, é a vitória sobre a morte. Jesus Cristo ressuscitou! O túmulo está vazio, mas o Trono ocupado! Jesus reina! Aleluia!

 

 

Publicado em Células
Segunda, 04 Abril 2022 11:21

A Oração de Jabez

A Oração de Jabez

 

 
 
 

Texto: 1 Crônicas 4.9-10

Introdução:
Os 9 capítulos iniciais do livro de I Crônicas são genealogia pura. Mas a dádiva do versículo 10 de 1 Crônicas 4 revela-nos que algo parecia estar fora do contexto! O texto destaca a oração simples de um homem chamado Jabez com a qual temos muito o que aprender. Acredito que a diferença não está necessariamente na oração, mas no coração de Jabez. Porém, a oração é que revela seu coração, e isto é que nos deve servir de modelo.

1. Tomara que me abençoes.
Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço. Que urgência e entrega pessoal neste apelo! Pai, por favor, abençoa-me, sim, abençoa-me, Senhor, e muito! Pv 10:22 diz: "A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações."

2. E me alargues as fronteiras.
Não encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus "alarga minhas fronteiras", ele pensava: "Eu posso ir além". Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades. Deus sempre intervém quando você coloca as prioridades d'Ele acima das suas.

3. Que seja comigo a Tua mão.
Jabez sabia que por mais que Deus o abençoasse ele continuaria a precisar da intervenção de Deus a seu favor. À medida que suas fronteiras começassem a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começassem a se colocar diante dele, Jabez precisaria da ajuda de Deus, e por isso ele clama, “que a tua mão seja comigo”.

Conclusão:

 “E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição”. Foi assim que Jabez concluiu sua oração. É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos até dizer que ser abençoado é o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependência de Deus e nos deixa propensos à arrogância. Após um grande momento de sucesso espiritual é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez.

 

 

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS