Itens filtrados por data: Janeiro 2022

Segunda, 28 Fevereiro 2022 14:36

CONSAGRE SEUS BENS AO SENHOR

Texto:  Salmo 16:2

INTRODUÇÃO

Não são as ruas de ouro no Céu que farão todos felizes, mas, a presença de Jesus. Não são os bens terrenos que nos farão felizes, mas a presença de Jesus em nossos corações. Jesus mesmo disse: “Guardai-vos da avareza. A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15). Assim como você não deve vir a Jesus apenas para ser próspero, mas sim para ser salvo, da mesma forma, você não pode pensar que para ser salvo você precisa ser pobre. A Bíblia traz luz para você servir Jesus e ser muito próspero. Deus deseja a prosperidade de Seus filhos. Seja feliz ao...

 

1.  CONSAGRAR TUDO AO SENHOR – Isaias 55:8-9

Muitos cristãos consagram sua vida e família a Deus, mas não consagram seu dinheiro e seus bens. Os pensamentos de Deus para nossa vida, nosso patrimônio, dinheiro, salário, bens, casas, carros, poupança, investimentos, dívidas, débitos vencidos, são melhores que os nossos. Precisamos estar sob o Senhorio de Cristo. Do Seu Trono Ele enxerga o melhor para nós. Precisamos ter a coragem de colocar tudo no altar do Senhor. Muitos já o fizeram e experimentaram uma verdadeira guinada financeira em suas vidas. A Bíblia diz: “A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores” (Pv 10.22).

2.  CONSAGRAR E NÃO ABUSAR – Lucas 14:28-30

Ao consagrar nossas finanças a Deus, não significa que podemos gastar sem responsabilidade, sem planejamento. De forma nenhuma! É um erro achar que só por isso Deus será obrigado a nos socorrer se agirmos de forma negligente. Ao ser tentado, Jesus disse a Satanás: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus” (Lc 4.12). Devemos consagrar, porém, não podemos abusar. Deus nos deu conhecimento, faculdades mentais perceptivas e criativas, amigos, livros e cursos para nos auxiliarem nessa empreitada financeira, por sinal, desafiadora. Muitas vezes para prosperar precisamos cortar custos, ou fazer trabalho extra para aumentar temporariamente a renda. Contudo, Deus pode nos dar inspirações para uma guinada financeira (Tg 1.17; 1.5). Uma ideia criativa vinda de Deus pode mudar tudo. Foi o caso de José do Egito que amanheceu escravo e dormiu governador.

3.  CONSAGRAR E HONRAR – Provérbios 3:9-10

O verbo “honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. E é isto o que Deus espera de nós! Muito mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos! Deus não quer o seu dinheiro, quer a sua fidelidade; Deus não procura adoração, Deus procura adoradores (Jo 4.23); Deus não quer seus bens, quer a sua honra. Sabe qual é a fé que Deus honra? A fé que honra Ele.

CONCLUSÃO

Não são os bens terrenos que nos farão felizes, mas a presença de Jesus em nossos corações. Portanto, independente de valores, consagre tudo o que você tem ao Senhor, aja com prudência e honre ao Senhor com todos os teus bens. Que em 2022 você seja próspero e feliz com Jesus (Sl 25.12.13).

Publicado em Células
Terça, 22 Fevereiro 2022 11:50

CONSAGRE SEUS SONHOS AO SENHOR

Texto: Provérbios 16:3
INTRODUÇÃO:
Somos o único ser da terra, criado por Deus, com a capacidade de sonhar. Deus quer que tenhamos sonhos, alvos e metas para o ano que se inicia. Isso ajuda-nos a caminhar com propósito. No entanto, precisamos entender que Deus quer participar de tudo isso conosco. Ele é um Pai Maravilhoso e quer o nosso melhor. Deus quer que sonhemos. Ele coloca sonhos em nosso coração, alinhados com Seus propósitos. Todavia, ele não quer ser excluído dos nossos sonhos!
1. ALINHE SEUS SONHOS COM A VONTADE DE DEUS – Isaías 55:8-9
Em Provérbios 16.1-NTLH diz: "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.” Você pode ter muitas ideias, planos e sonhos, mas somente Deus pode confirmá-los, somente Deus sabe se tais planos e sonhos serão bênçãos para você ou não. Ao fazer planos, fale-os para Deus, pergunte se Ele concorda se é uma boa escolha. Procure ver se estão de acordo com as Escrituras. Qualquer sonho dado por Deus precisará Dele para ser realizado. Deus deseja que lhe submetamos nossos sonhos porque não pode nos dirigir enquanto estivermos perseguindo sonhos que nós mesmos idealizamos! Alinhe seus planos com a vontade de Deus. Consagre seus sonhos ao Senhor.
2. CONFIE NO SENHOR E SEJA FIEL – Salmo 37:5
O medo é um ladrão de sonhos. A ansiedade também (1Pe 5.7). Deus não opera por meio de corações ansiosos. Quando o cristão se encontra nessa situação, deve parar imediatamente e perguntar: “de quem é esse projeto?” Nunca se esqueça, se o seu sonho é de Deus, Ele estará com você para realizá-lo, desde que você o permita. José do Egito só chegou ao trono porque nunca trocou seu sonho pelas ofertas tentadoras do percurso. Antes de aceitar qualquer oferta, você deve perguntar: isto vem de Deus? Se vem de Deus, não há o que temer. Ele vai abrir as portas na hora certa. Quando você estiver com algum temor, faça como Davi: “Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores” (Sl 34.4)

3. CONSULTE AO ESPÍRITO SANTO E SEJA PORUDENTE – Provérbios 13:16
Deus usa pessoas para abençoar pessoas. Consulte ao Espírito Santo e peça para Ele colocar pessoas certas no seu caminho. A Bíblia diz “Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas sábias antes de sair para a guerra” (Pv 20.18-). Antes de executar seus projetos, procure pessoas maduras na fé, experientes e tementes a Deus, para que possam ajudar você a caminhar rumo aos seus objetivos. Busque conselhos com essas pessoas. Antes de aplicar recursos financeiros, fale com pessoas da área pretendida. Seja diligente, ore, estude, faça cursos, faça cálculos, planeje com sabedoria, pois está escrito: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza” (Pv 21.5)
CONCLUSÃO:
Quais são seus sonhos para 2022? O importante é você jamais se esquecer do Senhor em cada um deles. Sejam: familiares, ministeriais, físicos, financeiros, intelectuais ou profissionais, que todos eles estejam alinhados ao propósito de Deus para sua vida. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Pv 16.3)

Publicado em Células
Segunda, 14 Fevereiro 2022 11:15

CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO

Texto: Provérbios 4:23

INTRODUÇÃO:

O ano se inicia e a preocupação com a saúde deve fazer parte do nosso cotidiano. Com certeza os cardiologistas são um dos mais requisitados na hora do checkup. Por que todos querem ter um coração saudável? Da mesma forma, para ter uma vida espiritual saudável precisamos cuidar do nosso coração, porque:

1. A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO – Lucas 6:43-45

Da nossa boca podemos ministrar vida ou morte, e o que estivermos servindo, é o que iremos comer (Pv 18.20-21). Jesus falou que o que mata o homem é o que sai de sua boca e não o que entra (Mt 15.8-11). Essa é uma verdade incontestável, há muito mais poder nos sentimentos contidos nas nossas palavras que nos alimentos que normalmente ingerimos. Uma boa palavra é vida para os ossos, traz ânimo para nossas emoções e nos resgata de crises e depressões (Pv 16.24). Em Provérbios 18.21, na versão Bíblia Viva diz: “Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos.” Se as palavras são sementes, e desejamos profetizar um ano de bênçãos, precisamos manter o coração puro e ser criteriosos com aquilo que estamos nos alimentando espiritualmente.

2. MATENHA SEU CORAÇÃO LIMPO – Mateus 5:8

A Bíblia diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Pv 15.13);  Cuide de seu coração, zele por ele. Além de resistir as ofertas enganosas do mundo, cuidado com as armadilhas da alma. Não deixe a raiz de amargura entrar (Hb 12.14-15), mostre que Jesus já está ocupando esse lugar, que seu coração é Templo do Espírito Santo, há amor de Cristo nele e não cabe mais nada que se opõe a vontade de Deus para sua vida. Vivemos dias difíceis, E se não tivermos cuidado somos dominados pelas más notícias, mágoas e ressentimentos. Não podemos deixar que isso ocupe lugar em nossos corações causando danos à nossa saúde espiritual. Como confessar palavras de fé, esperança e vitória com um coração contaminado? A boca fala do que o coração está cheio! Limpe sempre seu coração e desfrute do favor de Deus.

3. FORTALEÇA SEU CORAÇÃO COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Romanos 10:17.

Uma boa alimentação reflete na saúde do coração. Da mesma forma no sentido espiritual. Como você tem se alimentado? Quais livros você tem lido? Filmes que tem assistido? Músicas que gosta de ouvir? Você quer ter um ano de vitórias? Então procure memorizar e declarar versículos de vitórias. Por exemplo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31); “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37); “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” (Sl 23.1); “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1); “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13); “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Sl 23.4); “os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.31). Enfim, tem muitos versículos para você confessar diante das lutas do dia a dia. Fé não é sentimento, independente do que estiver sentindo, confesse a Palavra. A confissão precede a posse: Josué e Calebe foram os únicos que pisaram na terra prometida porque confessaram a vitória. A boca fala do que o coração está cheio. Fortaleça o seu coração com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

Você quer um ano de vitórias? Então, mantenha seu coração limpo. Sua alma se sentirá mais leve, sem mágoas, rancor, ciúmes, inveja, ódio ou qualquer outro sentimento de perversidade. Fortaleça-se estudando a Bíblia, ouvindo louvores, participando das células e dos cultos, e assim, você poderá profetizar e desfrutar do favor de Deus em 2022.

Publicado em Células
Segunda, 14 Fevereiro 2022 11:15

CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO

Texto: Provérbios 4:23

INTRODUÇÃO:

O ano se inicia e a preocupação com a saúde deve fazer parte do nosso cotidiano. Com certeza os cardiologistas são um dos mais requisitados na hora do checkup. Por que todos querem ter um coração saudável? Da mesma forma, para ter uma vida espiritual saudável precisamos cuidar do nosso coração, porque:

1. A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO – Lucas 6:43-45

Da nossa boca podemos ministrar vida ou morte, e o que estivermos servindo, é o que iremos comer (Pv 18.20-21). Jesus falou que o que mata o homem é o que sai de sua boca e não o que entra (Mt 15.8-11). Essa é uma verdade incontestável, há muito mais poder nos sentimentos contidos nas nossas palavras que nos alimentos que normalmente ingerimos. Uma boa palavra é vida para os ossos, traz ânimo para nossas emoções e nos resgata de crises e depressões (Pv 16.24). Em Provérbios 18.21, na versão Bíblia Viva diz: “Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos.” Se as palavras são sementes, e desejamos profetizar um ano de bênçãos, precisamos manter o coração puro e ser criteriosos com aquilo que estamos nos alimentando espiritualmente.

2. MATENHA SEU CORAÇÃO LIMPO – Mateus 5:8

A Bíblia diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Pv 15.13);  Cuide de seu coração, zele por ele. Além de resistir as ofertas enganosas do mundo, cuidado com as armadilhas da alma. Não deixe a raiz de amargura entrar (Hb 12.14-15), mostre que Jesus já está ocupando esse lugar, que seu coração é Templo do Espírito Santo, há amor de Cristo nele e não cabe mais nada que se opõe a vontade de Deus para sua vida. Vivemos dias difíceis, E se não tivermos cuidado somos dominados pelas más notícias, mágoas e ressentimentos. Não podemos deixar que isso ocupe lugar em nossos corações causando danos à nossa saúde espiritual. Como confessar palavras de fé, esperança e vitória com um coração contaminado? A boca fala do que o coração está cheio! Limpe sempre seu coração e desfrute do favor de Deus.

3. FORTALEÇA SEU CORAÇÃO COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Romanos 10:17.

Uma boa alimentação reflete na saúde do coração. Da mesma forma no sentido espiritual. Como você tem se alimentado? Quais livros você tem lido? Filmes que tem assistido? Músicas que gosta de ouvir? Você quer ter um ano de vitórias? Então procure memorizar e declarar versículos de vitórias. Por exemplo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31); “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37); “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” (Sl 23.1); “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1); “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13); “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Sl 23.4); “os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.31). Enfim, tem muitos versículos para você confessar diante das lutas do dia a dia. Fé não é sentimento, independente do que estiver sentindo, confesse a Palavra. A confissão precede a posse: Josué e Calebe foram os únicos que pisaram na terra prometida porque confessaram a vitória. A boca fala do que o coração está cheio. Fortaleça o seu coração com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

Você quer um ano de vitórias? Então, mantenha seu coração limpo. Sua alma se sentirá mais leve, sem mágoas, rancor, ciúmes, inveja, ódio ou qualquer outro sentimento de perversidade. Fortaleça-se estudando a Bíblia, ouvindo louvores, participando das células e dos cultos, e assim, você poderá profetizar e desfrutar do favor de Deus em 2022.

Publicado em Células
Terça, 08 Fevereiro 2022 09:33

VIVENDO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS

Texto:  Mateus 6:9-10 e Salmos 40:8

INTRODUÇÃO

“Seja feita a tua vontade”. Se de todo coração declararmos ao Senhor estas palavras, seremos imbatíveis em todos os tipos de tentações, provações e adversidades, pois o Senhor nos dará o escape. Usando o poder dessas palavras, triunfaremos sobre o poder das trevas e encontraremos descanso e conforto para nossas almas. Nisso, o nosso Deus será glorificado.

1.  ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS. 

Uma das coisas mais necessárias na nossa caminhada cristã é entender qual a vontade de Deus para nossas vidas. Sabemos que Ele tem o melhor para nós, mas, às vezes, não sabemos como tomar as decisões corretas e isso pode nos trazer sérias consequências. Talvez, para você seja angustiante tentar descobrir se é da vontade de Deus começar ou terminar um relacionamento, fazer este ou aquele curso na faculdade, sair ou ficar em tal emprego, fazer ou não aquele negócio etc. Para tudo isso, precisamos buscar a Deus, em oração, a fim de sabermos qual a Sua vontade. Vemos na Bíblia que a vontade de Deus está acima de qualquer situação ou vontade humana, por isso podemos confiar plenamente na Sua perfeita vontade, pois os Seus planos nunca serão frustrados (Jó 42:2). Tudo que devemos fazer é vivermos em obediência ao Senhor. Há momentos, em que realmente ficamos confusos e não conseguimos enxergar claramente a vontade de Deus. Por isso precisamos orar antes de tomar qualquer decisão. A oração faz com que nosso coração se alinhe ao de Deus e, assim, podemos conhecer qual a Sua vontade para nossos projetos e sonhos.

2.  A VONTADE DE DEUS REVELADA.

Na Bíblia, está revelada toda a vontade de Deus para cada área de nossas vidas. Ela é a fonte mais confiável de todas e é onde podemos ouvir a voz de Deus, pois ela foi inspirada pelo Espírito Santo e não por ideias humanas (2 Pedro 1:20-21 e 2 Timóteo 3:16). A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Mas, para experimentá-la precisamos renovar a nossa mente com a Sua Palavra (Rm 12:2) e agir conforme ela nos ensina. Assim, com o passar do tempo veremos que Deus fará todas as coisas cooperarem para o nosso bem. Portanto, saibamos esperar o Seu tempo, pois Ele sempre tem o melhor para nós.

 

 CONCLUSÃO:

Deus é perfeito em tudo que faz. Ele sabe exatamente do que precisamos para nos tornarmos pessoas melhores. Para vivermos a Sua vontade, às vezes será necessário abrirmos mão do nosso conforto, dos nossos planos e das nossas próprias vontades. Obediência é o primeiro passo para entendermos a perfeita vontade do Senhor.


Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS