Itens filtrados por data: Março 2023

Segunda, 24 Abril 2023 10:02

UMA COLHEITA EXTRAORDINÁRIA

Texto: João 3.16

INTRODUÇÃO:

O agricultor sabe que a sua colheita depende da semeadura. Isso quer dizer que a qualidade daquilo que deseja colher depende da qualidade da semente que planta, do preparo do solo, do tempo certo, da administração correta da luz e da água, entre outras questões importantes. Esse princípio pode ser aplicado para os demais resultados que obtemos na vida. Vejamos alguns detalhes determinantes de uma colheita.
 

01 – A LEI DA SEMEADURA – Gl 6.7-9

Quem planta soja não vai colher milho, cada espécie tem sua semente. A qualidade das sementes também interfere no resultado da colheita. De igual forma, nossas ações são semeaduras para o futuro. No futuro iremos colher as sementes que hoje plantamos. O bem que fazemos para os outros retorna com juros e correções para nós mesmos. Quem semeia com fartura a bendita semente do amor, recebe medida sacudida e transbordante de amor. Quem semeia bondade, colhe compreensão. A Bíblia diz que Deus recompensará a cada um pelo bem que praticar. Portanto, seja desprendido na generosidade (Pv 11.25). Você é um canal de bênção nas mãos de Deus para abençoar outras pessoas. Ao abençoar alguém, a pessoa mais abençoada é você mesma. Na lei da semeadura, quanto mais você investe, mais Deus lhe dará sementes para investir (2Co 9.10). Ou seja, a natureza da semente é multiplicar.

02 – A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO SOLO – Mt 13.3-9

Com base no princípio da semeadura, Jesus comparou o coração do homem a um solo de diferentes tipos de qualidade. Quem é o semeador? O Espírito Santo está semeando a Palavra de Deus em nossos corações. Uns são mais duros e resistentes ao evangelho, outros acabam aceitando com alegria, mas chegando a angústia e a perseguição por causa da palavra, por falta de firmar raízes, logo se escandalizam e se perdem; outros, ouvem, aceitam, mas o coração fica dividido com os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas, e ficam infrutíferas. Porém, há aqueles que são boa terra, ouvem e compreendem a palavra e a aceitam de bom grado, estes frutificam e produzem a cem, a sessenta e a trinta por um. Como não sabemos qual solo é fértil e vai germinar devemos então plantar a semente do evangelho em todos os tipos de solo, ou seja, em todos os corações.

03 – A MAIOR DE TODAS AS COLHEITAS – Rm 8.29 1Jo 4.9

Atualmente o Brasil é o maior produtor de soja do mundo, temos excelentes produtores que a cada ano batem novos recordes. Além da soja, existe uma variedade de culturas agrícolas que esbanjam suas colheitas extraordinárias.  Porém, existe uma colheita indescritível, muito superior a qualquer outro tipo de colheita, resultado de uma semente perfeita, administrada pela luz da Palavra, regada pela água do Espírito Santo, que germina nos solos férteis dos corações, fruto do amor incondicional do Pai Celestial. Essa semente foi a vida de nosso Senhor Jesus Cristo. A semente precisa morrer para germinar. Jesus morreu na cruz para nos dar a vida. O Filho que era Unigênito do Pai, hoje é o primogênito de muitos irmãos. Bilhões de almas salvas da condenação eterna como resultado dessa colheita extraordinária.  
 

CONCLUSÃO:

“O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua. Foi Deus descer e pisar na Terra.” Essa frase de Billy Graham revela o segredo da colheita mais extraordinária do Universo. Que amor é esse! Qualquer um pode contar quantas sementes existem numa maçã, mas somente Deus é capaz de saber quantas maçãs existem numa semente. Você é fruto dessa colheita, você também é uma semente. Você faz parte da colheita mais extraordinária do Universo.  

Publicado em Células
Segunda, 17 Abril 2023 09:32

SEJA UM NOÉ DE DEUS

Texto: Gênesis 6.5-13

INTRODUÇÃO:

Você não é o único interessado em salvar sua família. Deus se interessa pela salvação de cada um deles. Você conheceu Jesus e se entregou a Ele, agora você pode ser usado pelo Espírito Santo para levar seus queridos a Cristo. Você é um privilegiado por poder ser o canal de bênçãos para salvá-los. 

01 – QUANDO AGRADAMOS AO SENHOR ELE NOS USA – Gn 7.1

Vivemos dias difíceis e a família tem sido bombardeada pelo diabo. A sociedade acaba aceitando com naturalidade atitudes que ferem os princípios da Palavra de Deus, uma sutileza do inimigo para tentar esfacelar as famílias. Na época de Noé não era diferente. Porém, Noé era um homem justo e reto diante do Senhor no meio de uma geração corrupta, violenta e perversa. Assim como Deus usou Noé para salvar sua família, que o Senhor se agrade de você e te use também. Que você possa dizer: usa-me Senhor!
 

02 – VOCÊ É UM REPRESENTANTE DE DEUS – 2Co 6.1-2

Deus tem sempre um propósito com os primeiros a se converterem numa família. Você é um representante de Deus diante dos seus parentes e familiares. Quando Deus te escolheu, ele pensou na sua família e deseja que todos sejam salvos (1Tm 2.4). Hoje milhões estão indo para o inferno e sua família pode fazer parte dos santos que irão morar no céu. O poder de Deus é muito maior que o poder de Satanás e você é um representante legal de Deus aqui na terra para resgatar os seus queridos.

03 – ORE, CREIA, PERSEVERE E NÃO DESANIME – Mc 9.23

Jó também foi um homem íntegro e reto, temente a Deus e se desviava do mal (Jó 1.1). Uma das coisas que admiramos em Jó eram suas orações em favor de seus filhos (Jó 1.5). “Quem não tem cuidado dos seus tem negado a fé e é pior que o descrente” (1Tm 5.8). Ore, creia e persevere na missão de ganhar toda a sua família para Jesus. (At 16.31; Mt 21.22; At 2.39). Assim como Noé, persevere em salvá-los!

CONCLUSÃO:

 Seja um Noé de Deus. Construa uma grande arca, para você e para a sua família. A arca é a Igreja, uma tipologia de Cristo e da salvação. Assim como Noé, Deus escolheu você como um canal de bênçãos para salvar a sua família. Creia nisso!

Publicado em Células
Segunda, 10 Abril 2023 15:17

A PEQUENA FÉ PODE CRESCER

Texto: : Lucas 17.6

INTRODUÇÃO:

A vida possui várias situações onde precisamos ter fé para superá-las. A fé é muito importante, sem ela não há curas, libertações, prosperidade e principalmente salvação. A Bíblia diz que “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23b).

01 – CRIANÇAS NA FÉ

Os discípulos de Jesus haviam deixado tudo para trás para seguirem Jesus. Eles diziam: “Senhor, aonde quer que for, iremos com o Senhor”. Foi uma decisão corajosa e louvável. Mas, mesmo vendo tudo o que Jesus fazia, eles cresceram muito pouco na fé. Cinco vezes no Evangelho de Mateus Jesus chama os discípulos de “homens de pequena fé” (Mt 6.30; 8.26; 14.31; 16.8 e 17.20).
 

02 – É PRECISO CRESCER NA FÉ

A fé pequena fecha as portas para experiências novas, entusiasmo novo, alegria nova. Ela vive numa mesmice, sem ânimo e sem coragem para vencer. A Bíblia diz que a nossa fé é a vitória que “vence o mundo” (1Jo 5.4). A vida cristã é como uma viagem com destino à Jerusalém Celestial. Podemos comparar a fé a um combustível que não pode faltar senão podemos ficar no meio do caminho. Você quer ir para o Céu?
 

03 – ABASTEÇA A SUA FÉ

Como está a tua fé? Quanto maior, melhor, não é? Uma pequena fé pode crescer, mas, como isso pode ser feito? - É simples! Abastecendo o seu tanque da fé. A Bíblia diz que “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). Em outras palavras, pela Palavra de Deus. Para isso temos os estudos das células, os discipulados, os encontros com Deus, a nossa Escola de Líderes, os nossos devocionais e os nossos cultos. Tudo para alimentarmos a nossa fé para uma vida de vitórias.

CONCLUSÃO:

Você precisa vencer algo muito difícil? Precisa da ação do poder de Deus em sua vida? Quer que sua fé cresça? Está disposto a se alimentar com a Palavra de Deus? Levante suas mãos, vamos orar.

Publicado em Células
Segunda, 03 Abril 2023 18:09

ORAR POR UMA COLHEITA EXTRAORDINÁRIA

Texto: 1Coríntios  2.9

INTRODUÇÃO:

Existe uma pessoa que deseja uma colheita extraordinária para você em todas as áreas. Que pode te surpreender com coisas que os seus olhos não viram, os seus ouvidos não ouviram e nem o seu coração é capaz de imaginar. Essa pessoa tem em suas mãos um poder sem limites. Essa pessoa é Deus, o Todo Poderoso, o nosso amado Pai Celestial. E a oração é o canal que nos conecta instantaneamente a Ele. Se a oração nos conecta diretamente ao Trono da Graça, certamente podemos receber bênçãos extraordinárias de lá. Certamente Ele almeja que tenhamos uma colheita extraordinária, porque:

01 – DEUS TEM O EXTRAORDINÁRIO PRA VOCÊ – Efésios 3.20-21

Faz parte de nossa natureza ansiarmos pelo extraordinário. Se você entender o poder da Criação você vai ver que fomos criados para viver o extraordinário de Deus! Reflita sobre o primeiro homem. Adão deu nome a milhões de espécies e ainda se lembrava de cada uma delas. Foi um homem extraordinário! Hoje através de Jesus você pode ter uma conexão direta com Deus e receber Dele o extraordinário que precisa! O Criador fez tudo do nada! - Assim como Abraão, o pai da fé, você também precisa crer que ele pode trazer a existência o que não existe! Basta ter fé (Rm 4.17, Hb 11.1). Você já pensou no poder que a oração lhe dá ao ligar seu acesso direto ao Trono da graça e, falar com aquele que Criou todas as coisas? (Sl 33.9). Deus tem o extraordinário para você. Ore com fé.

02 – A ORAÇÃO PODE MUDAR O DESTINO DE UMA NAÇÃO – Genesis 20.1-4 20.17-18

A oração de Abraão mudou a história de uma nação inteira. Se Deus ouviu a oração de um homem e mudou a sorte de uma nação inteira, imagine a força dessa arma em suas mãos? Pode mudar o destino de sua família, seus parentes e seus amigos! A oração é uma arma poderosa que temos nas mãos. A oração move a mão daquele que move o mundo. A oração coloca as forças dos céus ao alcance do homem. A oração pode mudar tudo, inclusive o nosso próprio coração.

03 – A FORÇA DA CONCORDÂNCIA – Mateus 18.18-20

Há um poder tremendo na oração em concordância. Ela dá a dimensão de unidade, de se ter um só propósito e um só coração. Quando isso ocorre, as orações são muito mais eficazes. A igreja tem a chave para poder ligar e desligar (Mt 18.18). O apóstolo Paulo sabia disso (Rm 15.30). Moisés revela que “um só persegue mil, mas, dois fazem fugir dez mil” (Dt 32.30). Entendemos que, espiritualmente falando, quando duas pessoas se unem, a oração potencializa-se em cinco vezes mais. Portanto, vamos nos unir em concordância na oração por uma colheita extraordinária na nossa vida. Imagine todos orando com o mesmo propósito nas células, nos cultos e nos lares? Quando o povo de Deus se une a oração é potencializada. A igreja primitiva crescia muito (At 9.31), porque vivia unida em oração (At 4.24-31), num só coração (At 4.32).

CONCLUSÃO:

“A oração é o poder mediante o qual acontece aquilo que, de outro modo, não aconteceria” (Andrew Murray). Você foi criado para viver o extraordinário de Deus e Ele pode te surpreender porque tem o poder para fazer muito além do que você é capaz de pedir ou pensar. Há uma força sobrenatural na concordância. A oração pode mudar o destino de uma nação inteira, quanto mais de uma cidade. Aleluia!

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS