Itens filtrados por data: Fevereiro 2023

Segunda, 27 Março 2023 11:15

AVANÇAR PARA CRESCER

Texto: Efésios 2.19-22 – Mateus 28.19

INTRODUÇÃO:

Biblicamente a igreja é comparada a um edifício, e o apóstolo Paulo ainda afirma que este edifício bem ajustado cresce. A igreja é um organismo vivo, estabelecida pelo nosso Senhor Jesus Cristo para avançar e crescer. Como irá crescer? Ao cumprir o seu papel de amar a Deus e as almas (Mt 22.37-39). Se cada um levar apenas mais uma pessoa a Cristo até o final do ano, você já imaginou o crescimento?

01 – PORQUE É IMPORTANTE A IGREJA CRESCER? 1Coríntios 3.6-7 Romanos 11.36

O crescimento da igreja diz respeito à expansão do reino de Deus. Esse crescimento não deve ser olhado como uma disputa de metas a serem atingidas, ou uma conquista pessoal, mas, com olhos do coração do Pai que deseja ter muitos filhos, e o tempo da colheita já é chegado. Nós somos a geração que está participando desse privilégio. Precisamos ajustar o foco de todos os discípulos, dos novos e dos velhos, “no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor” (Ef 2.21 NVI). É necessário que compreendamos que o campo está pronto para colheita, e que somos apenas aqueles que plantam e regam, mas, quem dá o crescimento é o Senhor. Quando entendemos o real sentido de crescermos, nos disponibilizamos a semear, regar, e colher, pois o Senhor da plantação está adiante de nós. Tudo é Dele.

02 – A IGREJA FOI CRIADA PARA CRESCER – Mateus 28.18-20

O nosso Senhor Jesus Cristo é o dono da igreja. Ela é o seu corpo. Nada pode parar a igreja do Senhor! Ela segue caminhando de geração em geração para glorificar e exaltar o nome do Senhor entre todos os povos. A igreja precisa ser apaixonada pelo crescimento! O crescimento da igreja deve ser de forma saudável e equilibrada. É um edifício de pedras vivas, de almas preciosas que foram compradas e lavadas pelo sangue de Cristo. A igreja que não deseja crescer despreza a obra de Cristo na cruz. Temos essa missão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). Não é uma sugestão ou opção, mas uma obrigação de avançar e crescer.

03 – A EXEMPLO DE JESUS, DEPENDEMOS DO ESPÍRITO SANTO PARA AVANÇAR E CRESCER – Romanos 8.16

A identidade de filho define quem somos, revela nossa origem, mostra as características que nos tornam mais parecidos com Aquele que nos gerou (Tg 1.18). Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”; “Quem vê a mim vê o Pai”; “Sede santos como eu sou santo”. Todo cristão verdadeiro deseja em seu coração tornar-se cada dia mais parecido com Jesus. Essa identificação é fundamental, tal como Ele se identificava com o Pai. O relacionamento de Jesus com o Espírito Santo foi continuo durante toda sua vida na terra, do começo ao fim. O Espírito foi o agente da encarnação de Jesus (Lc 1.35). Jesus foi ungido pelo Espírito antes de iniciar seu ministério (Lc 3.21-23; At 10.38). Tudo que Jesus realizava era pela influência do Espírito Santo. Assim como Jesus, nós também precisamos do Espírito para avançar e crescer. Ele é o nosso maior aliado.

CONCLUSÃO:

A igreja foi criada para crescer. O crescimento da igreja é a expansão do reino de Deus na terra. Você é a igreja. Como a igreja irá crescer? Ao cumprir o seu papel de amar a Deus e as almas perdidas. Assim como Jesus dependia do Espírito Santo para realizar a obra de Deus na terra, nós, da mesma forma, como igreja, somos totalmente dependentes do Espírito. Como está a sua vida de intimidade com Ele? O tempo está se findando. É preciso despertar e, avançar para crescer.

Publicado em Células
Segunda, 20 Março 2023 11:47

APROVEITANDO BEM AS OPORTUNIDADES

Texto: Marcos 5.25-34

INTRODUÇÃO:

Toda oportunidade tem uma velocidade, ou você a agarra, ou ela vai embora. Se você terá outra, só Deus sabe, existem algumas que são únicas! Portanto inteligente é aquele que sabe aproveitar bem uma boa oportunidade (Efésios 5.15,16-Linguagem de Hoje). - Portanto para isso:
 

01 – PRECISAMOS ESTAR ATENTOS

Aquela mulher vinha sofrendo de uma hemorragia havia doze anos e passara pela mão de vários médicos. Aquela enfermidade roubou todos os seus recursos e mesmo assim, nada conseguira, e ia cada vez mais de mal a pior (v.26). Quando ouviu a fama de Jesus (v.27) ela não perdeu a oportunidade. Ela disse consigo mesma: “se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada” (v.28)

02 – PRECISAMOS TER ATITUDE

De nada adiantaria se ela apenas ouvisse a fama de Jesus, dissesse consigo mesma “se eu apenas lhe tocar receberei o meu milagre” e não tomasse a atitude de ir até Jesus. Certamente aquela mulher estava bastante debilitada, enfraquecida, o que revela seu grande esforço ao enfrentar a pressão da multidão e mesmo assim conseguir tocar as vestes do Mestre. A fé gera atitudes e vence barreiras. A fé se revela na ação porque “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.17).
 

03 – PRECISAMOS CONFIAR NO SENHOR

Como está a tua fé? Você tem confiado no Senhor? Aquela mulher ouviu a fama de Jesus, tomou a atitude e foi firme no propósito até receber a bênção. Ao tocar em Jesus foi imediatamente curada (v.29). Haviam várias pessoas tocando em Jesus, e por que Ele perguntou: quem me tocou? Ele sabe todas as coisas! Cremos que foi para deixar registrado a importância da fé (Rm 15.4a). Em seguida lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz e fica livre do teu mal” (v.34).  
 

CONCLUSÃO:

Quem tem fé vence barreiras, toma atitudes e não deixa a oportunidade passar.

Publicado em Células
Segunda, 13 Março 2023 11:58

CONQUISTANDO A FAMÍLIA

Texto: Josué 2:1 Atos 16.31

INTRODUÇÃO:

”Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito” (Rm 15.4). A história da prostituta Raabe ficou registrada como um grande ensino para nós (Js 6.22-25). Mesmo sendo desprezada e desacredita pela sociedade, aquela mulher foi canal de bênçãos para salvar a vida de toda a sua casa! Vejamos algumas de suas atitudes que a inseriram na galeria dos heróis da fé (Hb 11.31):

01 – OUVIU FALAR DE DEUS E CREU NELE – Josué 2.8-11

Jesus tem feito tantos milagres em nosso meio. Fé é crer que Ele pode e fará muitos outros entre nós e isto inclui a salvação da sua família. Não importa quem você é ou quem você foi, a Bíblia dá esperança e segurança de que se você crer no Senhor Jesus, serás salvo, tu e a tua casa (At 16.31). Seja a porta de entrada de Jesus na sua família.

02 – TOMOU ATITUDES DE FÉ – Josué 2.2-8 Tiago 2.14-26

Raabe ouviu falar do Deus de Israel e creu Nele. Confiou no Seu poder. Ela expressou fé através de suas atitudes: abrigou e escondeu os espias (Js 2.1-7); se interessou em conhecer melhor o Senhor (Js 2.8); mesmo comprometendo sua vida ela protejeu os homens de Deus (Js 2.15,16); obedeceu tudo o que lhe fora determinado (Js 2.21).

03 – INTERCEDEU POR SUA FAMÍLIA – Josué 2.12-14 1Timóteo 5.8

“Nenhuma família será completa, enquanto Cristo não for membro dela” (R.J. Donnely). Raabe amava sua família e revelou isso ao pensar em salvá-la. Deus viu o coração daquela prostituta e a abençoou de tal forma que Raabe entrou na genealogia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mt 1.5). Você ama a sua família? Deseja salvá-la? 

CONCLUSÃO:

O que você tem feito para salvar a sua família? A família do carcereiro foi salva porque ele ouviu a mensagem do apóstolo Paulo e expressou fé levando-o para a sua casa (At 16.27-34). A família de Raabe foi salva porque ela creu, tomou atitudes de fé e com amor intercedeu por sua casa.

Avisos:

06 a 08 de abril: Projeto Arca, com a presença do Pr. Adriano Freitas

09 a 11 de junho: Seminário de Cura Emocional, com o Pr. Eurípedes Mendes

Publicado em Células
Segunda, 06 Março 2023 11:54

SEJA UM AGENTE DA PAZ

Texto: : Lucas 10.1-9 – Isaías 52.7

INTRODUÇÃO:

Os discípulos não ficaram parados esperando as pessoas virem até eles. Jesus os enviou como seus representantes para que fossem e proclamassem a mensagem da Paz aos corações aflitos (Lc 10.1). O grande evangelista Billy Graham disse: “A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores”. Evangelizar é uma ordem divina, é um enfático mandamento do Novo Testamento (Mt 28.18-20). Você quer obedecer esse chamado? Seja um Agente da Paz!

01 – PORQUE OVELHAS NO MEIO DE LOBOS? – Lucas 10.3

Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Por que essa metáfora? Como ovelhas sobrevivem no meio de lobos? A resposta é simples, Jesus estava dizendo que ele estaria sempre com eles. Ele estará a cada momento conosco (Mt 28.20). A ovelha, sendo um animal indefeso, seria impossível ela passar sozinha e sobreviver no meio de lobos. Da mesma forma, hoje, é impossível haver salvação, curas e milagres, sem a presença do Senhor conosco. O “Agente de Paz” nunca estará sozinho, contará a todo instante com a presença do Espírito Santo. Ele irá ajudar, guiar e cuidar de cada um de seus passos.

02 – A FRASE ESTRATÉGICA – Lucas 10.5

No texto, vemos que Jesus fez aos discípulos a seguinte orientação: “Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lc 10.5-6). Através dessa saudação eles faziam o diagnóstico daqueles que iriam receber a mensagem do reino e o evangelho da paz. Hoje, ao abordarmos alguém podemos usar a mesma estratégia, e assim saberemos quem está com o coração aberto a receber a mensagem da salvação.

03 – NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O QUE FALAR - – Romanos 8.14 – Lucas 12.11-12

Jesus tranquilizou seus discípulos dizendo que quando eles estivessem perante os governadores e as autoridades, não era para se preocuparem quanto ao modo com que responderiam, nem quanto às coisas que falariam. Porque o Espírito Santo os ensinaria, naquela mesma hora, as coisas que deveriam dizer. Da mesma forma, hoje, você tem um forte aliado neste projeto, o Espírito Santo estará com você para convencer as almas ao arrependimento. Ele irá te guiar e orientar.

CONCLUSÃO:

É um privilégio ser um Agente da Paz. A Bíblia diz que quem ganha almas é sábio e que o fruto do justo é árvore de vida (Pv 11.30). Cada vida que você ganha para Jesus será um fruto na sua árvore eterna. - “Aqueles que são sábios, (ganhadores de almas), reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre” (Dn 12.3). - Há uma recompensa eterna para aqueles que ganham almas. Você não vai levar nada das coisas deste mundo para a eternidade. Mas, o galardão das almas ganhas está garantido pela Bíblia. Aleluia!

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS