Itens filtrados por data: Dezembro 2021

Segunda, 31 Janeiro 2022 15:43

O Primeiro e o Último

Texto:  Ap 22:13-14

INTRODUÇÃO

Na Ilha de Patmos, o apóstolo João teve a maior experiência da sua vida. Confinado naquela ilha, só lhe restava orar ao Senhor. Que o visitou dizendo: “’Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.  

1.  O SIGNIFICADO DE ALFA E ÔMEGA

Alfa e ômega são, respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego, que foi o idioma usado para escrever a parte da Bíblia conhecida como o Novo Testamento, onde está também o livro de Apocalipse ou o Livro da Revelação. As letras alfa e ômega, do alfabeto grego, nos ajudam bem a explicar que só Deus é “o princípio e o fim” (Apocalipse 21:6). Ele sempre foi e sempre será o Deus Todo-Poderoso, o único que existe “de eternidade a eternidade” (Salmos 90:2). Em outras palavras, a expressão “Alfa e Ômega” aponta para os atributos de Deus que transmite o significado de que Ele é o Senhor do passado, presente e futuro. É fácil perceber isso quando analisamos cada uma das vezes em que essa expressão ocorre no livro do Apocalipse. Assim, à luz das Escrituras, podemos entender a expressão “Alfa e Ômega”: Deus, como o Alfa, significa que Ele é o Criador de todas as coisas, é único que possui o conhecimento da origem de tudo que existe, e possui o poder e o controle de todas as coisas. Ele conduz a História do Universo e da Humanidade, segundo o Seu propósito.

2.  JESUS É O PRINCÍPIO E O FIM

Deus tem algo para nós a cada dia. Quando Ele diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, está dizendo que Ele está no controle da nossa vida, desde o início até o fim. Conhecer o Senhor Jesus Cristo e recebê-lo em seu coração consiste na maior glória do ser humano. Muitas são as pessoas que o conhecem porque d’Ele ouvem falar, mas não decidem recebe-lo como Senhor e Salvador. Por isso, quando vêm as tribulações, não sabem como sair delas, pois, só crer que Ele existe não é suficiente para salvá-las. Jesus “é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo que é a Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos para, em todas as coisas, ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1.17-20).

CONCLUSÃO

Jesus é o princípio e o fim, o primeiro e o último. Quando Ele disse a João: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, disse-lhe logo em seguida: “o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Apocalipse 22:13). Isso confirma a divindade de Jesus. Ele é Deus. Aqueles que assim creem e o recebem como Senhor e Salvador alcançam a Vida Eterna com Deus.


Publicado em Células
Segunda, 24 Janeiro 2022 12:04

TRANSFORMADOS DE VERDADE

Texto:  2Co 3:18

INTRODUÇÃO

Ser uma nova criatura é ser transformado pelo poder de Deus, deixando as velhas coisas para trás e permitir que tudo se faça novo. É não viver e não aceitar mais os padrões deste mundo. O dicionário traz a seguinte descrição sobre a palavra transformação: Mudança; qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a alguma coisa.” Assim devemos nos mostrar para o mundo: uma vida diferente dos padrões que ele vive. 

1.  O PODER QUE TRANSFORMA

Em nossos dias, muitas pessoas têm se submetido a muitos procedimentos estéticos para mostrar uma nova aparência, como se isso pudesse também torná-las diferentes na sua maneira de ser. Muitos produtos são lançados todos os dias, prometendo uma transformação na aparência. Todo esse cuidado pode fazer bem às pessoas por certo tempo, mas o que de fato transforma a vida de qualquer pessoa é, unicamente, o poder do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Pessoas que verdadeiramente querem ser transformadas precisam renunciar a tudo que foge aos padrões do Evangelho de Cristo, em prol de algo novo que a Palavra gera de dentro para fora de nós. Isso nos leva a experimentar uma viva e verdadeira transformação.

2.   TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA

Transformados de gloria em gloria é mais do que ir à Igreja. Precisamos, além de crer em Jesus e em Seus ensinamentos conhecer a Palavra da Verdade, buscar nela, diariamente, a revelação e a intimidade constante com o Senhor, desenvolvendo com Ele um relacionamento profundo. O espelho é um instrumento que usamos no dia a dia, cuja característica mais especial é a capacidade de refletir, de frente, a nossa verdadeira imagem. A Palavra nos compara com espelhos, porque Deus está à procura de pessoas que reflitam a Sua glória nesta terra (2Co 3:18). Ele quer usar nossas vidas como agentes de transformação afim de fazermos maravilhas e testemunharmos a respeito de Cristo para que as pessoas alcancem a Salvação Eterna!

CONCLUSÃO

A vontade de Deus é que sejamos pessoas transformadas, preparadas para toda boa obra (2Tm 3:17), refletindo o Amor e a Luz de Jesus. Assim, Ele apagará as marcas do velho homem, curará nossa alma, dando-nos um coração novo e pondo dentro de nós um espírito novo, transformando nosso coração de pedra em um coração de carne (Ez 36:26). Dessa forma, viveremos uma nova vida, transformada pelo Espírito Santo. Amém!

Publicado em Células
Segunda, 17 Janeiro 2022 10:54

PROFETIZE BENÇÃOS

Texto: “Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.” Salmo 35:27

 INTRODUÇÃO:

Declare continuamente: “eu sou próspero, louvado seja o Senhor porque Ele tem prazer na minha prosperidade”. A Bíblia diz que você deve declarar continuamente. Não é ocasional, mas sempre. A sua declaração vai dar vida à sua fé.

 

1 – VOCÊ DECLARA CONTINUAMENTE A PALAVRA DE DEUS? - Josué 1:8

Não deixe de falar, fale sempre o que está escrito na Bíblia, não se aparte da tua boca as palavras das Escrituras, fale e medite na Palavra de Deus continuamente. A Bíblia só traz mensagem de coragem, de alegria, de vitória, de ânimo, de direção e de correção. A Bíblia é o livro mais positivo do mundo. Você não vê uma pessoa deprimida, derrotada e angustiada por crer e declarar a Palavra de Deus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3.16-ARA). “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12-NVI). A base da fé é a Palavra de Deus (Rm 10.17). Leia, memorize e declare continuamente a Palavra.

2 – VOCÊ CONVERSA CONSIGO MESMO? – Marcos 5:25-29

A mulher do fluxo de sangue, antes de tocar em Jesus, disse consigo mesma: “Se eu apenas lhe tocar”. Certamente ela vinha dizendo: hoje chegou o meu dia, eu vou tocar em Jesus e vou ficar livre desta doença! Ela não disse isso para os vizinhos, para os parentes, para os amigos, mas ela disse para si mesma. E porque ela disse, a fé veio no seu coração, e ao tocar, imediatamente foi curada. O que você tem dito para si mesmo? Se você é uma pessoa cheia de fé, vai profetizar para si: eu terei um ano de bênçãos, porque Deus está comigo e o Espírito Santo me ajudará em cada passo da minha caminhada em 2022. Comece o ano convencendo a si mesmo de que neste ano você irá desfrutar de muitas bênçãos decorrentes do favor de Deus sobre a sua vida. Profetize bênçãos. A primeira pessoa a acreditar em você é você mesma. O que você fala vai resultar nas suas atitudes. Se você está sentindo coisas ruins,  Não precisa negar seus sentimentos, apenas os ignore, confesse a Palavra e eles irão mudar. Você vence tudo crendo na verdade da Palavra de Deus (1Jo 5.4).

 

3 – QUAL TEM SIDO A SUA CONFISSÃO? – Provérbios 18:20

Palavras são sementes. Se não gosta do que está colhendo, troque as sementes! No hebraico a palavra “Aba” significa “pai”. O nome Abrão significava “pai grande, exaltado”. Aos 99 anos Deus mudou seu nome de Abrão para “Abraão”, que significa “pai de multidões, pai de nações”. Deus mudou também o nome da esposa dele, de Sarai para “Sara”, que significa “princesa”. Naquela época uma mulher que não podia ter filhos era desprezada, a esterilidade era vista como um sinal de maldição. Agora, ao acordar, todos os dias ele a chamava de princesa, e ela o chamava de pai de multidões. Com essa confissão, em apenas três meses, Sara ficou grávida. Um ano depois Isaque nasceu. Mude a sua confissão, profetize todos os dias palavras de vida, de vitória, de bênçãos para seu cônjuge, filhos, amigos, patrões, líderes, discípulos, pastores, sua igreja e veja o que Deus vai fazer na sua vida neste ano. A sua confissão determina o seu futuro.

 

CONCLUSÃO:

O que você tem declarado todos dos dias? A sua declaração vai dar vida à sua fé. Obedeça a Bíblia e declare continuamente: “eu sou próspero, louvado seja o Senhor porque Ele tem prazer na minha prosperidade”. Declare a Palavra de Deus e diga para si mesmo que você é abençoado. Desfrute do favor de Deus em 2022 confessando bênçãos todos os dias.

Publicado em Células
Segunda, 10 Janeiro 2022 12:37

DICAS PARA DESFRUTAR DO FAVOR DE DEUS

Texto: Provérbios 16:1-3

 INTRODUÇÃO:

Como devemos nos portar para desfrutar do favor de Deus o ano todo? Traçar metas, elaborar estratégicas, fazer um bom planejamento é importante, mas, acima de tudo, buscar o principal que é a bênção e Deus (Pv 10.22); colocá-lo em primeiro lugar na sua vida (Mt 6.33); assumir um compromisso consigo mesmo(a) de ser disciplinado(a) nas coisas espirituais. Vejamos algumas dicas para você praticar todos os dias e desfrutar do favor de Deus em 2022:

 

1 – LER A BÍBLIA TODOS OS DIAS – Salmos 119:105 Mateus 22:29

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97). Há duas importantes revelações neste versículo: a primeira é o amor do salmista pela Palavra de Deus. Você precisa amar as Escrituras, desejá-la profundamente todos os dias. A Bíblia expõe a vontade de Deus, e amar suas leis é um princípio de vitória. Esse amor nos levará à segunda revelação que é meditar nela todos os dias.

 

2 – ORAR TODOS OS DIAS – 1tessalonisense 5:17 Mateus 6:6

O Espírito Santo é o guia por excelência dos filhos de Deus (Rm 8.14). Ao ler a Bíblia e orar todos os dias você irá aumentar a sua intimidade com Deus e naturalmente irá alinhar-se aos Seus propósitos. Uma caminhada cristã vitoriosa precisa de disciplina de oração. A oração reduz a preocupação. A oração coloca as forças dos céus ao alcance da terra. A oração é a chave das mudanças e do planejamento. Não faça nada sem orar. Não fique sem fazer nada depois de orar porque algo vai fluir. Seja constante na leitura da Palavra e na oração todos os dias e você estará seguro diante de qualquer situação inesperada.

 

3 – ESPERAR UM MILAGRE TODOS OS DIAS – Salmo 86:10-11 Hebreus 11:6

Fé não é “vontade”, é “certeza”. Fé não significa “pensamento positivo” nem “desejo” de vitória, mas certeza da vitória. A fé nos faz crer no inacreditável, ver o invisível e realizar o sobrenatural. Nada é impossível para Deus (Lc 1.37), e se orarmos com fé o milagre vai acontecer (Mt 21.22). Esperar por esse milagre já é uma atitude de fé. Desfrute do favor de Deus pela fé.

 

 4 – ALEGRAR-SE COM AS TRIBULAÇÕES – Romanos 8:18 Filipenses 4:11-13

Profetize vitórias e não caia no laço da murmuração (1Co 10.10). Deus permite tribulações para nos instruir, nunca para nos destruir. No reino de Deus não há tribulação desprovida de propósito. O rei Davi disse: “Se ando em meio a tribulação, tu me refazes a vida” (Sl 138.7). Paulo disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2Co 4.17-18). Deus pode transformar algo ruim em bênçãos para nós (Rm 8.28). A alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10). Alegrai-vos sempre no Senhor (Fp 4.4).

 

CONCLUSÃO:

Você está disposto a seguir estas dicas? Desfrute Deus! Ele te ama! Que Jesus te abençoe muito em 2022!

Publicado em Células
Segunda, 03 Janeiro 2022 18:01

JESUS EM BREVE VOLTARÁ

Texto:  1Coríntios 15:52

INTRODUÇÃO

Tudo aponta que estamos no fim dos tempos: o esfriamento do amor (Mt 24.12), a ganância, o pecado, a imoralidade, o egoísmo, o afastamento de Deus através do ativismo desenfreado, a desonestidade e o orgulho, entre outros fatos como o da pandemia do COVID-19. Portanto é hora de despertar, tudo indica que Jesus está voltando. Vale observar que:

1- SERÁ COMO NOS DIAS DE NOÉ – Genesis 6:5-9 Mateus 24:37-39

Embora ninguém saiba a data exata do retorno de Cristo, sabemos que vivemos tempos iguais aos dias de Noé.  Em toda a face da terra, somente a família de Noé entrou na arca. Hoje, muitas pessoas ouvem falar do evangelho, até declaram acreditar, mas vivem sem pensar na morte ou no dia da volta de Jesus. Uma terrível catástrofe aguarda aqueles que se recusam a entrar na “arca da salvação”, que é a Igreja de Jesus Cristo. Você está firme na igreja?

2- SÃO VÁRIOS OS SINAIS – Mateus 24:6-14

Jesus apresenta aos discípulos não apenas um sinal, mas vários; entre eles sempre lembramos os de guerras e rumores de guerras, fomes e doenças em todas as partes do mundo, terremotos, entre outros. Porém, um sinal de muita evidência em nossos dias, como já falamos, é o de que estamos vivendo como nos dias de Noé. Jesus não afirmou que comer e beber em si fossem pecado, pelo contrário, mas o egocentrismo no lugar das coisas de Deus. No tempo de Noé, em meio à atividade diária, tudo era realizado sem temor a Deus. E assim, de modo súbito e inescapável, veio repentinamente o juízo da ira de Deus. O que você tem priorizado nestes últimos dias?

3- A IGREJA É A ARCA DOS NOSSOS DIAS – Lucas 13:24-25 2Timoteo 3:1-17

Estamos na época da graça e a arca representa o evangelho e a Igreja de Cristo. Nos dias de Noé muitos até chegaram perto da arca, mas além da família de Noé, nenhum outro homem entrou nela. A porta da arca foi fechada e, portanto, não adiantava mais gritar do lado de fora. Era tarde demais. Da mesma forma a “porta da graça” está prestes a se fechar, e muitos que não acreditam ou estão brincando com as coisas de Deus ficarão desesperados como nos dias de Noé. Daí será tarde demais. Hoje a família da fé está crescendo e existem muitos leais e tementes ao Senhor que estão preparados para o toque da trombeta, à semelhança do Justo Noé e os seus. Contudo, infelizmente muitos estão se esfriando e se afastando da igreja do Senhor. Como você está?

CONCLUSÃO:

Jesus muito em breve voltará. Todos os sinais apontam que estamos vivendo os últimos dias da igreja na época da graça. Você está preparado? Hoje mesmo acerte a sua vida com Jesus, Ele é seu único Senhor e Salvador, antes que seja tarde demais

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS