Itens filtrados por data: Mai 2021

Texto: Marcos 4.30-34


Introdução:

 Hoje veremos sobre o poder que há numa semente. O que um simples grão, aparentemente insignificante poderá se tornar depois de semeado em terra fértil. Queremos ministrar sobre o poder da Palavra de Deus na vida de quem a recebe com fé.


1 – A menor de todas as sementes.

Jesus fez questão de escolher como exemplo para o seu ensino, a menor de todas as sementes. Apesar do seu tamanho, havia dentro dela um poder de crescimento e de multiplicação que se manifestaria gradativamente, até chegar à plena estatura.
Ele quer que as pessoas entendam que dentro da semente divina plantada no coração está embutido um poder de crescimento, e de multiplicação suficiente para todos os estágios da vida cristã, até a plena maturidade em Cristo. Toda a provisão para crescimento, desenvolvimento e expansão, está dentro da semente. Não podemos dizer que Deus nos tenha privado de qualquer elemento necessário ao nosso amadurecimento. Na sua

Sabedoria infinita nos fez provisão por meio de Sua bendita Palavra (II Pe 1:2-3).

 

2 – A maior de todas as hortaliças.

Como pode a menor de todas as sementes produzir uma árvore tão grande assim? Como já dissemos, dentro da semente estava determinado o que ela haveria de ser: uma grande árvore. Jesus está ilustrando o que Deus planejou para cada filho seu. Ele idealizou filhos maduros que refletissem a imagem de Seu Filho Jesus Cristo em todas as áreas de suas vidas. Filhos que sejam excelentes no caráter e cheios da unção, assim como grande é a árvore em questão.
O Senhor Jesus virá buscar uma grande Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.27). Ao mostrar a figura da grande árvore, Ele quis imprimir no coração de cada cristão a ideia de grandeza, de crescimento, de expansão e de multiplicação que cada crente começa a experimentar ao receber a genuína semente de Vida no coração.


3 – Um lugar de refúgio.

Vieram as aves do céu para aninhar-se em sua sombra. Em outra ocasião, as aves do céu representavam os demônios que vinham para roubar a semeadura. Agora, porém, cremos que a figura esteja associada ao cumprimento satisfatório do que seria a missão da árvore: dar o seu devido fruto, enquanto oferece alento ao cansado e alimento ao faminto. Assim, cada árvore frondosa, seria para as aves do céu um lugar de repouso e de provisão.
 Cremos que Deus tem alimentado a visão do crescimento, não para benefício exclusivo do crente. Ele deseja que cada um de nós, por meio de nosso crescimento saudável em maturidade cristã, possa ser um porto seguro para todos os que passam cansados pela vida, e que necessitem de repouso e alimento espiritual. Assim é o cristão maduro e aperfeiçoado na Palavra para todo aquele que dele necessita (Mt 11.28-30).


Conclusão:

 Recebamos com mansidão a Palavra em nós enxertada, a qual é poderosa para salvar as nossas almas (Tg 1.21). Devemos manter a visão de que a semente de Deus em nossas vidas produzirá uma árvore frondosa e frutífera no caráter, na unção e na maturidade cristã. Devemos também orar para que, no nosso crescimento cristão possamos ser canais de refrigério e de provisão espiritual para todo aflito e cansado que chegar até nós.

Publicado em Células
Terça, 22 Junho 2021 10:33

ESPERANÇA NA TUA PALAVRA

Texto: “Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra coloquei minha esperança. ” (Sl 119.114-NVI) 

 

Introdução:

A presença da esperança adoça a vida, a ausência amarga a alma. Todas as alegrias da memória não são suficientes diante da ausência de esperança. A esperança é um bálsamo que alivia os corações aflitos. A tristeza é fruto da falta de esperança. A esperança traz alegria. Consolo, esperança, ensino e salvação são resultantes da fé na Palavra de Deus. Tempos instáveis chegam, pressões e más notícias nos cercam de todos os lados, contudo, há esperança na Sua Palavra. Razão pela qual um dos grandes inimigos da esperança é o esquecimento das promessas de Deus.

1 – É FÁCIL CONFIAR EM DEUS E NA SUA PALAVRA? – Sl 125.1 – Sl 62.1-8

Quando olhamos para o livro de Salmos podemos ver estampado nos registros momentos difíceis e incertos dos seus autores. Viveram dias de caos, de dificuldades e de aflições. Quantas vezes passaram pelo vale da sombra da morte, porém, mal algum temiam (Sl 23.4). Qual era o segredo da esperança? A confiança na Sua Palavra (Sl 130.5). Sabiam que iriam ser ouvidos e socorridos pelo Senhor no momento certo (Sl 40.1). Diante das incertezas oravam ao Senhor, entregando-se a Ele e colocando a esperança somente nEle e nas verdades da Sua Palavra.

2 – FELIZES OS QUE CONFIAM NA TUA PALAVRA – Lc 11.28 - Jr 17.7-8 – Pv 16.20

Não importam as circunstâncias, sempre haverá esperança para aqueles que estão cheios do Espírito de Deus. A Bíblia revela Deus ao nosso coração. Quando realmente conhecemos a Deus como Ele é, somos tomados de esperança e confiança, porque ficamos convictos de que Ele é maior que qualquer situação ou problema. “A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos as nossas esperanças em qualquer coisa menor que Deus” (Billy Graham). "Sem Jesus, um fim sem esperança. Com ele, a esperança sem fim" (Rick Warren). Paulo diz: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Rm 12.12). Assim como estes homens de Deus, a nossa esperança deve estar no Deus da nossa salvação. Nada neste mundo pode ser comparado à glória futura preparada para os filhos de Deus (Rm 8.18; 1Co 2.9). Felizes os que esperam no Senhor e confiam na Sua Palavra.

3 – QUANDO ESTAMOS CHEIOS DE DEUS, ESTAMOS CHEIOS DE FÉ, COMO HABACUQUE – Hc 3.17-18

Imagine o profeta Habacuque no seu lugar, certamente diria: ainda que os lockdowns continuem, que eu não volte ao trabalho; ainda que não entenda as decisões das autoridades; que as vacinas continuem duvidosas e perigosas, que a luta contra o vírus continue; que haja injustiça social, que políticos permaneçam desviando recursos, que os recursos se tornem cada vez mais escassos; e que não haja previsão do fim da pandemia, ainda que tudo demore a voltar ao "normal"; e mesmo que haja muitos outros “ainda.” “Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. ” - Quando estamos cheios de Deus tudo muda: a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor.

Conclusão:

É fácil confiar na Palavra de Deus? Felizes os que confiam no Senhor! Quando estamos cheios de Deus ficamos cheios de fé! O segredo de uma boa esperança é conhecer, confiar e jamais se esquecer das Suas preciosas promessas reveladas na Sua Palavra.

Publicado em Células
Segunda, 14 Junho 2021 16:21

COMO VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO

Texto: Romanos 8.9-17

 INTRODUÇÃO:

 Você gostaria de viver cheio do Espírito Santo? De receber o poder diário do alto? Vamos ver umas dicas importantes para você. Não é fácil, mas é possível. É difícil e pesado para começar, mas depois fica leve para continuar.

1 – A PRIMEIRA DICA - A HUMILDADE – 1Pedro 5.5-6

É você dizer: ”por favor, Deus, eu quero tanto! Eu não mereço, mas eu quero!” O Espírito Santo conhece o seu coração. De preferência ore de joelhos em sinal de humilhação. Olhe para Ele e faça confissão de seus pecados; diga a Ele que você está arrependido de viver uma vida sem poder; e renda-se dizendo: Senhor toma-me, estou aqui, sou todo Teu. Ore com fé e sinta-se como um cálice que vai sendo cheio pelo óleo precioso da unção de Deus. Peça a Ele: “Senhor eu quero mais e mais” até transbordar. Você precisa pedir com fé para ser cheio (Lc 11.13 ). Humildade é esvaziar-se para poder ser cheio.

 

2 – A SEGUNDA DICA - CUIDE DE SEUS LÁBIOS – Salmo 141.3

O Espírito Santo é sensível como uma pomba. Não o entristeça com suas palavras (Ef 4.29-30). Não critique alguém que está cheio do Espírito Santo. Jamais diga: ele está se mostrando, ou está exagerando. A experiência é pessoal e cada um tem uma forma de agir e reagir a ela. Honre o Espírito Santo com palavras de fé ao seu respeito. ”Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). Confesse com seus lábios: eu posso, Ele quer, eu vou ser revestido com uma unção que vai permanecer e mudar a minha vida.

3 – A TERCEIRA DICA - MUITO LOUVOR – Salmo 34.1-3        

Se você tem carro, no trânsito não ouça músicas profanas e nem noticias ruins, ouça louvor. Na academia, coloque fone de ouvido e ouça louvor. Se você é dona de casa, na hora que está fazendo a comida ou arrumando a casa, escute louvor. Onde tiver oportunidade louve. Escolha um local isolado em casa e crie o hábito de naquele horário orar, louvar e adorar ao Senhor. Peça para o Espírito Santo te unir ao universo que adora a Deus. Louve-o, exalte-o, diga a Ele que o ama que Ele é grande, o Criador, o Soberano, o Todo Poderoso. A Bíblia diz que os cânticos espirituais nos enchem do Espírito Santo (Ef 5.17-19).

 

4 – A QUARTA DICA - A APLICAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – Tiago 1.21-25

Se você tem dificuldade de falar a verdade, procure na Bíblia versículos que falam sobre dizer a verdade, leia eles pela manhã e declare: hoje eu não vou falar nenhuma mentira. Eu sozinho sei que não vou conseguir, mas eu vou vencer esse mal com a ajuda do Espírito Santo. Veja em qual área você está pecando, escolha os versículos e faça isso todos os dias. O cuidado de cumprir a Palavra de Deus vai te produzir unção, poder e autoridade. O pecado jaz a porta, cabe a você esse esforço de resistir e dominá-lo (Gn 4.7) Jesus venceu a tentação com a Palavra. Estude, ore e aplique a Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO:

Você quer viver na plenitude do Espírito Santo? Como está o seu coração? O seu desejo pelo Espírito Santo atrai a Sua presença. Seja humilde, cuide de seus lábios, louve-o mais e mais e não meça esforços para obedecer e cumprir a vontade de Deus relevada em Sua Palavra. Viver na plenitude é viver uma vida alinhada ao coração do Pai. Vamos orar?

Publicado em Células

MiR PARAUAPEBAS

Blog do MiR PARAUAPEBAS